Substância encontrada em cigarros ultrapassa os limites tóxicos
A Associação Médica Britânica diz que fumar dentro de carros deve ser proibido. A entidade se pronunciou depois de obter os resultados de uma pesquisa realizada pela “University of Aberdeen”, que mostra que fumar dentro do carro, mesmo que com as janelas abertas ou o ar condicionado ligado, cria uma poluição que ultrapassa os limites considerados seguros.
De acordo com os estudiosos, qualquer criança sentada no banco de trás do carro onde haja um fumante está exposta a esse nível excessivo de substâncias tóxicas. Segundo eles, todos estão expostos à essa poluição, porém, as crianças são particularmente suscetíveis, por terem a respiração mais rápida, um sistema imunológico menos desenvolvido e serem incapazes de fugir ou evitar a exposição ao fumo passivo.
Para a pesquisa, a equipe realizou medições durante 85 viagens de carro. Usando um dispositivo preso ao assento de trás do automóvel, registraram dados da qualidade do ar durante as viagens, que variaram entre 10 minutos a uma hora de duração.
Em 49 das 85 viagens, o motorista fumou até quatro cigarros. Durante esses trajetos, o ar ambiente registrou uma média de 85μg (microgramas) de partículas finas, que são prejudiciais à saúde, por metro cúbico — valor mais de três vezes acima do que o limite máximo seguro, de 25μ/m3, recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
Segundo o estudo, mesmo que o motorista fumasse apenas um cigarro e deixasse as janelas abertas, os níveis de material tóxico ainda excederia o limite em algum ponto da viagem.
Diretor do “Smokers' lobby group Forest”, Simon Clark, é contra a proibição do fumo no interior de veículos.
— Não incentivamos os adultos a fumarem em um carro quando há nele crianças pequenas, mas seria uma forte oposição à legislação proibir o fumo no interior de veículos. De acordo com a pesquisa, 84% dos adultos não fumam quando estão com crianças. A proibição seria desproporcional. Em termos de direitos civis estamos entrando em um território difícil. Para a maioria das pessoas o carro é um espaço privado. Se você proibir o fumo dentro dos veículos com crianças, o próximo passo lógico é proibir que os pais de fumem dentro de suas casas — pondera.
O professor John Britton, presidente do “ Royal College of Physicians Tobacco Advisory Group”, diz, porém, que a proibição é necessária para proteger os pequenos. Ele afirma que as estimativas sugerem que a cada ano de fumo passivo, há registros de mais de 20 mil casos de infecção do trato respiratório inferior em crianças, além de 200 casos de meningite bacteriana, e 40 casos de morte súbita infantil.
E em novembro do ano passado, a Associação Médica Britânica disse que a proibição total, mesmo sem passageiros, seria a melhor maneira de proteger as crianças e os adultos que não fumam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário