quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Exercício aeróbico contra a síndrome metabólica



As pessoas que se preocupam com aumento de peso ou com a saliência da barriguinha estão cobertas de razão. Talvez pelos motivos errados, mas têm razão. A vaidade e a aparência não são os únicos argumentos para se manter o corpo magro e em forma. A barriga, ou o acúmulo de gordura na região do abdome, vai muito além da questão estética. É um perigo para a saúde.
A síndrome metabólica (SM) é definida como sendo um conjunto de fatores de risco cardiovascular – pressão arterial elevada, dislipidemia (colesterol ruim elevado), glicemia elevada e/ou resistência à insulina e acúmulo de gordura abdominal. Estima-se que a SM atinja 312 milhões de pessoas no mundo. Com o alarmante número de 1,1 bilhão de pessoas com sobrepeso espalhadas pelo planeta, a SM provavelmente continuará a aumentar nos próximos anos.
Por que a SM é tão perigosa? Porque está intimamente associada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares e inclusive a maiores taxas de mortalidade. Um grupo de pesquisadores cita que pessoas com SM apresentam um risco de morte três vezes mais alto de doenças coronarianas, em comparação a indivíduos saudáveis.
Como você já deve estar imaginando, o papel do exercício físico é bastante importante para reverter o quadro de SM, principalmente o exercício aeróbio. * Uma pesquisa avaliou 32 pacientes diagnosticados com  SM. Os pacientes realizaram um programa de caminhada/corrida em esteira, 3 vezes por semana, durante 16 semanas. Detalhe: as sessões de exercício eram de apenas 45 minutos em média, cada.
Todos foram submetidos a vários testes e exames e conforme o esperado, o grupo apresentou melhora em diversos índices de saúde, como o aumento do HDL (bom colesterol), diminuição da pressão arterial, redução da circunferência da cintura, elevação da capacidade aeróbia (VO2max). Aliás, após o programa de treinamento em esteira, oito pacientes obtiveram melhora tão expressiva que não mais preenchiam os critérios que os classificava anteriormente como portadores de SM!
Não é muito bom saber que uma mudança tão simples como praticar exercícios aeróbicos de forma regular pode trazer tantos benefícios? Vamos continuar discutindo esta questão, no próximo texto, pois há um estudo que comparou dois métodos de treino diferentes: leve e contínuo contra intervalado e intenso. Os pesquisadores chegaram a resultados surpreendentes.
Fonte: Tjonna, A. E. E cols. Aerobic Interval Training Versus Continuous Moderate Exercise as a Treatment for the Metabolic Syndrome. Circulation, 2008; 118:336-354.

Nenhum comentário:

Postar um comentário