Nutricionistas mostraram alimentos que, juntos, trazem benefícios.
Ingredientes agem melhor consumidos em conjunto do que separados.
Todo mundo sabe que a alimentação saudável traz diversos benefícios para o corpo. Mas alguns alimentos, quando combinados com outros, podem potencializar ainda mais esses efeitos e até ajudar no tratamento de doenças, como alergias, insônias e até alguns tipos de câncer.
A ingestão de combinações alimentares facilita a absorção de nutrientes e traz mais benefícios do que a ingestão de alimentos separados.
Por exemplo, comer feijoada com laranja faz bem porque a vitamina C da fruta aumenta em 50% a absorção do ferro do feijão e da couve. Para desempenhar essa mesma função, pode ser um suco de fruta cítrica, também rico em vitamina C, ou alguma fruta como morango, kiwi ou limão.
Essa combinação pode fazer bem para pessoas que têm anemia, segundo a nutricionista Andréia Naves.
Outra combinação que pode fazer bem é o molho de tomate aquecido com azeite. Essa mistura ajuda a diminuir o colesterol porque o licopeno do molho de tomate é mais bem absorvido e aproveitado pelo organismo quando aquecido e ingerido junto com uma fonte de gordura monoinsaturada, como o azeite.
Para melhorar a função intestinal, as nutricionistas recomendam o mamão papaya com chia, linhaça ou aveia.
O mamão possui papaína, que ajuda na digestão, e é mais bem digerido com os outros alimentos que contém fibras, substâncias que melhoram a absorção dos nutrientes e o funcionamento do intestino.
Além disso, as fibras ajudam a aumentar a sensação de saciedade e, quando combinadas com antioxidantes como a vitamina C, têm maior eficiência. Uma combinação que traz esses benefícios e ainda ajuda a emagrecer é o abacate com limão (rico em vitamina C) e aveia (fibras).
O limão também aumenta a absorção de catequinas, antioxidantes que protegem as células e aumentam a imunidade. O peixe branco possui essas substâncias e, quando consumido com limão, diminui o risco de câncer e derrames.
Veja abaixo mais combinações e receitas que fazem bem à saúde:
Para prevenir a osteoporose: semente de melão triturada com sucos, sopas ou feijão com arroz. O cálcio da semente de melão pode enriquecer essas preparações, ajudando também no crescimento de crianças.
Para reduzir o consumo de sal: sal de cozinha com ervas secas, como manjericão, alecrim, sálvia, tomilho ou orégano. A adição desses elementos reduz o sal na dieta e ainda melhora o sabor dos alimentos.
Para aumentar a saciedade: arroz integral, fonte de fibra, com cúrcuma ou açafrão, que têm poder antiinflamatório. Essa mistura ajuda na saciedade e tem alto poder antioxidante. O açafrão deve ser adicionado ao arroz no final da preparação.
Para melhorar o humor: banana com canela, aveia e castanhas picadas.
Para melhorar o desempenho cognitivo: suco de frutas vermelhas com gérmen de trigo. As frutas vermelhas possuem antocianinas e o gérmen de trigo possui colina, que ajudam o desempenho. O ácido elágico, presente na framboesa e na casca da uva, eleva a absorção do ômega-3 e favorece a ação da quercetina, antioxidante.
Para aumentar a imunidade: suco com 4 cenouras grandes, sem pontas e cortadas em pedaços grossos; mais 2 limões descascados e sem sementes, cortados em quatro; mais 1 colher de sopa de óleo de linhaça; mais 1 copo de suco de uva integral.