quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O impacto da corrida na pele



Thinkstock
Sedentários de plantão, antes da leitura deste texto, informo que ele não poderá ser usado como desculpinha para se acomodarem no sofá. Infelizmente para vocês (e confesso que eu também gostaria que o exercício de pegar pipoca enquanto se assiste a um filme fosse suficiente), isso não está em discussão: exercício é fundamental para a saúde. O que vou abordar agora é o impacto que a corrida exagerada pode ter sobre a pele.
Correr, tomando os devidos cuidados, faz bem para a saúde, isso ninguém duvida. Mas a corrida também tem consequências para a pele, incluindo a do rosto. Vamos examinar algumas delas:
1 – Sol.
Corredores e pessoas que praticam esportes ao ar livre podem entrar no grupo de risco para câncer de pele, dependendo da exposição que tiveram ao sol. Você pode se informar melhor em NCBI e NCBI1. Além de câncer de pele, a exposição excessiva e desprotegida ao sol causa envelhecimento precoce da pele, com aparecimento de manchas, rugas e flacidez. Por isso, caro corredor, fique atento aos horários de pico do sol, evitando se possível a exposição entre 10h e 16h. Use filtro solar com FPS alto e destinado à pratica de esportes, mais resistente ao suor. E use boné ou viseira de abas largas.
2 – Emagrecimento excessivo.
Se a corrida ou o esporte resultar em emagrecimento excessivo, a perda de volume do rosto pode acarretar flacidez e rugas. Um estudo americano de 2009, realizado com gêmeos idênticos, mostrou que acima de 40 anos o gêmeo que  pesava mais parecia mais novo que seu irmão.
3 – Produção de radicais livres.
Radicais livres são moléculas produzidas por nosso organismo que causam envelhecimento celular. Essas moléculas também reagem com o colágeno da pele, danificando-o e envelhecendo a pele. Uma carga exagerada de exercícios físicos pode aumentar a produção de radicais livres, resultando em aceleração do envelhecimento da pele.
4. Circulação sanguínea. 
Exercício aeróbico como a corrida ajuda a circulação sanguínea e isso se reflete também na pele. Com melhor circulação, a nutrição da pele melhora, o que pode resultar num efeito rejuvenescedor.
5.  Dúvida não desvendada.
Correr contribui para a flacidez da pele do rosto? A dúvida tem razão de ser. O impacto da corrida em esportistas frequentes, dia após dia, se reflete por todo o corpo. Inclusive sobre a pele do rosto, o que poderia sobrecarregar o colágeno e as fibras elásticas da pele. Existem muitas opiniões a respeito, de corredores a profissionais da saúde. Mas as discussões giram em torno de opinião pessoal, já que não existem estudos científicos definitivos sobre o tema. Na minha opinião pessoal, o envelhecimento da pele dos esportistas e a flacidez do rosto dependem muito mais de características genéticas e da exposição solar do que do impacto da corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário