Número de obesos triplica em 30 anos em São Paulo
Pesquisa feita com jovens alistados no Exército entre 1978 e 2008 mostra que percentual aumentou de 0,9% para 2,8%
RIO - De acordo com pesquisa do Instituto Dante Pazzanese, com base em registros de informações de 2,54 milhões de homens alistados no serviço militar no Estado de São Paulo, entre 1978 e 2008, o número de obesos triplicou no estado nesses 30 anos. No fim de 1970, apenas 0,9% dos alistados no Exército que fizeram a primeira medição eram classificados como obesos. Em 2008 a taxa dos jovens na faixa de obesidade subiu para 2,8%.
Segundo o médico Daniel Magnoni, da Divisão de Nutrição Clínica do instituto, o aumento da obesidade está relacionado ao estímulo do aleitamento artificial em detrimento do aleitamento materno, além do aumento do sedentarismo durante a infância e a juventude, o maior consumo de fast-food e a mudança do perfil nutricional da família brasileira.
— O jovem brasileiro deixou de comer arroz e feijão para se alimentar mais de massas e de doces — afirma Magnoni.
Entre medidas sugeridas pelo especialista para controlar o avanço da doença na população paulista está a implantação da educação nutricional na pré-escola, o aumento da realização da atividade física e a desoneração de imposto dos alimentos mais saudáveis, como frutas e verduras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário