Pesquisadores descobriram que o risco de vida aumentava com o tamanho da circunferência da cintura, mesmo com o IMC normal
(Getty Images)
Durante nove anos, os pesquisadores acompanharam 48.500 homens e 56.343 mulheres com idade média acima dos 67 anos
Um estudo descobriu que homens e mulheres com cinturas largas têm mais chances de morrer prematuramente. Durante nove anos, os pesquisadores acompanharam 48.500 homens e 56.343 mulheres com idade média acima dos 67 anos. A pesquisa foi realizada pela pela Sociedade Americana de Câncer.
Entre 1997 e 2006, foram registradas as mortes de 9.315 homens e 5.332 mulheres e os pesquisadores descobriram que o risco de vida aumentava com o tamanho da circunferência da cintura. Os resultados mostraram que o risco era ainda maior nos homens de cintura medindo 110 centímetros ou mais e em mulheres com medidas a partir de 95 centímetros. A causa mais comum das mortes das pessoas que tiveram a causa ligada à medida da cintura foram doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer.
Os pesquisadores alertaram que mesmo com o Índice de Massa Corpórea (IMC) normal, basta ter uma barriga maior para estar sujeito ao mesmo risco de uma pessoa considerada obesa. "Nosso estudo mostra que, independente do peso, evitar o aumento da cintura pode reduzir a mortalidade prematura", concluiu a pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário