Alimentos termogênicos são aqueles que possuem a capacidade de gerar um maior nível de dificuldade para serem digeridos pelo organismo, fazendo com que este consuma uma maior quantidade de energia para realizar a digestão. De um modo geral, todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, contudo, existem alimentos e substâncias que se destacam e induzem o organismo a trabalhar em um ritmo mais acelerado, gastando assim mais calorias através do aumento da temperatura corporal, acelerando o metabolismo que por conseqüência aumenta a queima de gordura.
Abaixo, os 5 principais alimentos com ação termogênica que devem fazer parte do seu cardápio:
- Pimenta Vermelha: A capsaicina é o componente ativo das pimentas. O consumo desse aditivo aumenta a salivação, estimula a secreção gástrica e a motilidade gastrointestinal, proporcionando uma sensação de bem-estar. Estudo realizado nos EUA mostrou que a pimenta aumenta o metabolismo em 20% e evidencia sua propriedade de retirar gorduras das artérias. Recomenda-se uma quantidade diária de 3g administradas 2 vezes ao dia.
- Gengibre: Um trabalho feito na China mostrou o aumento do metabolismo em 20% com seu consumo freqüente. Como usar: Cru, refogado, em forma de chá ou batendo no liquidificador com laranja, maçã ou qualquer outra fruta. Recomenda-se uma quantidade diária de 1 pedaço (tamanho aproximado de 2 cm, 3 vezes ao dia.
- Chá Verde (Camellia sinensis): Fonte de antioxidantes e catequinas tem sido utilizado como agente para perda de peso, devido a sua habilidade de causar um efeito termogênico. Essa propriedade faz com que o chá verde venha sendo adicionado a fórmulas para perder peso há anos. Seu conteúdo rico em cafeína ajuda a aumentar a temperatura do corpo, aumentando a ação termogênica e a liberação de ácidos graxos das gorduras. Reduz ainda a absorção do açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão dos carboidratos), além de favorecer o trânsito intestinal. Recomenda-se uma quantidade diária de 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das refeições.
- Guaraná: Em pó ou cápsulas, pode-se ingerir até 2g, duas vezes ao dia.
- Cafeína: Pode ser classificada como ergogênico farmacológico, mas também pode ser considerado um ergogênico nutricional por ser normalmente encontrada em alguns alimentos. Efeitos no organismo: estimulação do sistema nervoso central, diurese, lipólise (queima de gordura) e secreção de ácido gástrico. É o principal ingrediente dos termogênicos vendidos pela empresas de suplementação, podendo melhorar a performance por múltiplos mecanismos.A principal fonte alimentar de cafeína é o café. 1 xícara (150 ml) contém aproximadamente 100 mg de cafeína. Chás, refrigerantes à base de cola e chocolates amargos ao outras fontes de caféina.
Outros alimentos com ação termogênica que você pode adicionar na dieta do dia a dia:
- Pimenta do reino, cominho, mostarda, cebola, alho, curry, canela, alimentos fontes de ômega 3 (salmão, sardinha, bacalhau, cavalinha), algas, soja, brócolis, mostarda, aspargos, couve, acelga, chocolate amargo, vinagre de maçã, óleo de coco;
RONEY FERREIRA DE PROENÇA
Nutricionista
CRN-3 27016
Nenhum comentário:
Postar um comentário