sábado, 13 de outubro de 2012

Obesidade influi nas taxas de testosterona



Ana Carmen Foschini
As jovens obesas têm níveis muito mais altos de testosterona que as de peso regular. Nos homens, ocorre o inverso. Homens obesos têm menos testosterona que os demais. As informações constam de dois estudos publicados nesta terça-feira e divulgados pela agência de notícias Efe.
Uma das pesquisas, publicada no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, revela que jovens obesas que estão na puberdade têm entre duas e nove vezes mais testosterona do que aquelas sem sobrepeso. Os médicos alertam para o risco de altos níveis do hormônio que, entre outras funções, regula o apetite sexual. As taxas anormalmente altas de testosterona em jovens obesas podem gerar problemas reprodutivos ou provocar desajustes de outro tipo (como o excessivo crescimento de pêlos).
Outro estudo, que investigou as alterações de testosterona em cerca de 1.660 homens, mostra que quando um homem é obeso, ele tem uma perda do nível de testosterona similar à produzida em homens dez anos mais velhos. A diminuição das taxas de testosterona é um fenômeno biológico natural, mas a obesidade interfere na evolução do processo. A pesquisa mostra também que traumas, como a perda de um parente próximo, também provocam uma forte queda do hormônio.
A testosterona é um hormônio próprio do gênero masculino, mas que também é produzido pelas mulheres, embora em menor quantidade. Ele permite desenvolver os músculos. Possui também funções importantes nos mecanismos que regulam o humor, o apetite sexual e a sensação de bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário