domingo, 20 de janeiro de 2013

O que você prefere: viver mais tempo ou viver com mais dinheiro?



Digamos que um dia seu "anjo da guarda" chega e fala no seu ouvido:
-Fulano, vou te conceder um único desejo; escolha entre ter "mais tempo vida" ou "mais dinheiro na sua conta bancária". O que você escolhe? Mais 20 anos de vida ou mais 20 milhões de dólares?

Penso que isso vai depender muito da sua idade no dia em que esse "anjo" aparecer. Se você for um indivíduo jovem e tiver menos do que 30-40 anos, provavelmente vai imaginar que ainda lhe faltam muitos anos de vida pela frente e vai preferir os vinte milhões de dólares para aproveitar bem esses longos anos que ainda lhe restam, afinal a você ainda se sente com a "eternidade" pela frente.

Mas se esse anjo surge quando você já estiver com 65-75 anos de idade, penso que maioria vai responder que prefere os 20 anos de vida ao invés de mais dinheiro, pois afinal nessa época os anos já estão menos abundantes, o fim já se torna mais evidente e visível até mesmo pelos vários amigos que já se foram. Nessa idade a morte é algo quase que palpável.

Por que estou levantando essa questão? Porque talvez você esteja deixando passar a oportunidade de fazer a escolha certa, ao preferir adotar um estilo de vida que não é exatamente o recomendado para quem deseja viver por mais tempo. Dependendo da sua idade atual, você poderia encontrar um meio termo entre o dinheiro e o tempo, de modo a ter mais anos de vida e com mais qualidade de vida.

Aproveite que você ainda tem idade e condição física adequados para começar a se preparar para a "terceira idade" e comece o quanto antes. Adote um programa de alimentação saudável, faça atividade física regular e consulte  periodicamente o seu médico. Isso ajuda a diminuir ou, até mesmo, eliminar os fatores de risco da sua vida. Essas medidas podem abrandar ou evitar os efeitos altamente maléficos da hipertensão arterial, da diabetes, das doenças cardiovasculares, da obesidade, da hipercolesterolemia. 

Escolha o envelhecimento pro-ativo e saudável, de modo a sua saúde melhore dia a dia com o passar dos anos. Isso é fácil de fazer, é fácil de conseguir e depende basicamente de você. Nós, da Medicina Executiva, estamos à postos, esperando você tomar a sua melhor decisão.
Forte abraço.