quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Quando fazer reposição hormonal masculina




RIO - Desânimo, tristeza e perda de desejo sexual podem ser sinais de redução dos níveis de hormônio testosterona no homem. Na língua dos médicos, esse problema é chamado de deficiência androgênica do envelhecimento masculino (DAEM), que começa na quarta década de vida. Só nos Estados Unidos o Massachusetts Male Aging Study estima que ocorrem 480 mil novos casos em americanos na faixa etária de 40 anos a 70 anos. E o tema foi o escolhido pelos leitores para a coluna desta semana. O endocrinologista Maurício Bungerd Forneiro, autor de "Vida e prazer após os 50, o impacto da reposição hormonal masculina sobre a sua qualidade de vida" (editora Batel), explica quando se deve fazer o tratamento e as suas contra-indicações.
Quando se deve indicar o tratamento de reposição hormonal em homens? Existe uma idade mínima para começar?
MAURÍCIO FORNEIRO: A testosterona é o mais importante hormônio masculino, e o homem adulto produz cerca de 7mg todos os dias. A partir dos 40 anos, em média, ele começa a perder cerca de 1% de testosterona livre ao ano. A total permanece estável até por volta dos 50 anos, quando também começa a cair, a uma taxa de 0,5% a 0,8% ao ano. Indica-se o tratamento quando há sinais e sintomas associados com os níveis sanguíneos reduzidos desse hormônio. Os mais comuns são sonolência, desânimo, tristeza, melancolia, diminuição da concentração para o trabalho, déficit de memória, diminuição da libido e das ereções matinais espontâneas, dificuldade de ter ou manter a ereção, e de fazer longas caminhadas, entre outros. Assim como a mulher, após os 40 anos o homem tem maior tendência a engordar e, com a DAEM, isso piora. E simultaneamente há uma perda maior de massa muscular.
Quais são os exames necessários no diagnóstico?
FORNEIRO: Há exames laboratoriais para avaliar o eixo hipotalâmico hipofisário gonadal, com a dosagem sanguínea da testosterona total, livre, biodisponível; prolactina, hormônio folículo estimulante e luteinizante. Devemos sempre investigar a proteína que liga os hormônios sexuais, os níveis da hemoglobina, dos lipídios (as gorduras no sangue), do antígeno prostático específico (PSA), assim como realizar uma avaliação cardiológica antes do tratamento. As contra-indicações incluem a presença de câncer de próstata ou na glândula mamária do homem, pois a reposição nesses casos pode acelerar o crescimento desses tumores; embora esteja claro que não existe uma correlação entre a reposição de testosterona com o aumento da incidência desses tumores. Os pacientes que sofrem de cardiopatias e que apresentem algum grau de limitação ao exercício físico também não devem receber esse tratamento, porque existem evidências de aumento do risco cardiovascular nesse grupo específico de homens.
Quais são os hormônios usados no tratamento?
FORNEIRO: A reposição hormonal para a deficiência androgênica do envelhecimento masculino, antes chamada de andropausa, deve ser feita apenas com o hormônio testosterona. As formas de administração mais receitadas são a injeção intramuscular e aplicação do hormônio na forma de gel na pele. A injeção de undecilato de testosterona é aplicada a cada 12 semanas ou 90 dias. O início de ação não é imediato, porém é constante, com alívio da sonolência, do desânimo e recuperação da capacidade de ereção do pênis. O tratamento, em geral, deve ser mantido por toda a vida. Daí a importância de um controle rigoroso, com acompanhamento dos sintomas, do exame clínico, de exames laboratoriais, de ultrassonografia e de densitometria para avaliação de perda óssea.
O que acontece quando o homem deixa de fazer a reposição?
FORNEIRO: Em geral, ocorre reaparecimento dos sintomas, assim como a diminuição dos níveis séricos de testosterona ou alteração nos níveis da proteína que liga os hormônios sexuais. É importante ressaltar que a reposição hormonal masculina não é para quem quer fazer e sim para quem necessita e tem a indicação exata. Assim podemos obter os benefícios com uma boa margem de segurança.
Há alguma forma de retardar a reposição hormonal, sem usar medicamentos? Alimentação e hábitos de vida podem acelerar ou atrasar a necessidade de tratamento?
FORNEIRO: Um estilo de vida saudável, conquistado com uma dieta equilibrada, a prática de exercícios físicos de forma regular, uma boa qualidade do sono e não fumar, são exemplos de recomendações que podem retardar o aparecimento da deficiência de testosterona
.

'Menopausa masculina' não é mito, mas é rara, dizem cientistas


Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Manchester, na Grã-Bretanha, afirmou ter comprovado a existência da andropausa, a "menopausa" masculina, mas revelou que ela é rara.
Os pesquisadores analisaram mais de 3.369 homens entre 40 e 79 anos de oito cidades europeias para verificar se eles enfrentam o problema, também chamado hipogonadismo masculino tardio, que se reflete em um declínio na produção do hormônio masculino testosterona.
Eles afirmam que apenas 2% dos analisados mostraram de fato enfrentar a condição, frequentemente diagnosticada erroneamente, já que sintomas associados à andropausa também estão ligados a outros problemas de saúde e à obesidade.
"Nossas descobertas identificaram os sintomas-chave do hipogonadismo masculino tardio e sugerem que o tratamento com testosterona (geralmente recomendado para a enfrentar a andropausa) pode ser útil apenas em um número relativamente pequeno de casos", afirmou o professor Fred Wu, da Escola de Biomedicina da Universidade de Manchester, que liderou o estudo.
A pesquisa foi divulgada na publicação científica New England Journal of Medicine.
Sintomas e diagnóstico excessivo
Os pesquisadores fizeram perguntas aos homens analisados a respeito de sua saúde física, mental e sexual.
As perguntas buscaram determinar a existência de três sintomas sexuais - pouca ereção durante a manhã, baixos níveis de desejo sexual e disfunção erétil - que estão ligados ao baixos níveis do hormônio testosterona da andropausa, juntamente com o surgimento de depressão e cansaço.
No entanto, alguns outros sintomas citados frequentemente pelos analisados, como mudanças nos padrões de sono, baixa concentração e sentimento de inutilidade e ansiedade não estão ligados aos baixos níveis de testosterona.
Além disso, mesmo os três sintomas sexuais ligados à andropausa são relativamente comuns também em homens com níveis normais de testosterona, explicou Fred Wu.
"Portanto é importante especificar a presença de todos os três sintomas sexuais, dos nove sintomas relacionados à (baixa de) testosterona que identificamos, juntamente com o baixo nível de testosterona, para aumentar a probabilidade de diagnosticar corretamente o hipogonadismo masculino tardio."
"A aplicação destes novos critérios deve evitar o diagnóstico excessivo de hipogonadismo e diminuir o uso imprudente de terapia de testosterona em homens mais velhos", acrescentou.
Câncer
No começo deste mês, um editorial na publicação especializada Drug and Therapeutics Bulletin afirmou que muitos homens que relatam sintomas de andropausa citados tem níveis normais de hormônios.
O editorial alertou que fornecer testosterona sintética a estes homens pode aumentar o risco de câncer de próstata.
O presidente do Fórum Britânico de Saúde Masculina, o médico Ian Banks, também afirma que é preciso ter cautela em relação ao uso da terapia de testosterona.
"Precisamos ser muito cautelosos sobre a prescrição de terapia de testosterona, e os médicos precisam equilibrar os benefícios e os riscos. Esta pesquisa reconhece que esta é uma questão complexa e que é preciso ter cautela", afirmou.

Qualidade do sono muda com o passar do tempo





RIO - Com a passagem do tempo, o sono sofre mudanças. Fica mais leve, o adormecer é mais demorado, ocorrem interrupções à noite e o tempo dormindo não ultrapassa as oito horas. A neurologista Andréa Bacelar, vice-presidente da seção do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira do Sono (SBSono), afirma que pelo menos metade da população de idosos sofre, além das mudanças naturais do organismo, de dificuldades para dormir.
Isso porque, após os 65 anos, o sono deixa de ser monofásico, aquele que dura aproximadamente toda uma noite, tornando-se polifásico, ou seja, dividido em vários cochilos ao dia. Já o sono noturno fica fragmentado e mais curto. Essas alterações são naturais e não causam nenhum prejuízo à vida dos idosos, segundo a neurologista.
Apesar de os cochilos serem normais, Andrea explica que eles não devem exceder ao período de uma hora.
Segundo Ricardo Spilborghs, clínico médico e geriatra da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, é comum os familiares pedirem a recomendação médica de tranqüilizantes. Mas ele reforça que é o uso deste tipo de remédio pode agravar os distúrbios de sono na pessoa idosa.
- É preciso tratar a causa do problema, não o sintoma. A insônia pode estar relacionada à depressão, por exemplo - afirma Spilborghs.
O sono é dividido em três fases: sonolência, sono leve, o sono profundo, momento em que as onda cerebrais se reorganizam, período quando se consolida a memória e o sono REM, sigla em inglês para movimento rápido dos olhos. Nesta hora ocorre o pico da atividade cerebral. É quando ocorrem os sonhos e o relaxamento muscular atinge seu ponto máximo.
Além dos anos, outras doenças podemafetar a qualidade do sono. Entre elas a depressão, o Mal de Azheimer, o diabetes, a demência, a próstata cheia, a artrose. Há também causas secundárias, ligadas ao sono, como a apnéia, quando a pessoa deixa de respirar por alguns períodos, o distúrbio comportamental do sono REM e a síndrome das pernas inquietas.
No distúrbio do sono REM, a pessoa que deveria estar com os músculos relaxados, faz movimentos bastante agitados reagindo aos sonhos como se fossem reais.
São comuns, segundo Andrea, os relatos de pessoas que foram agredidas por seus companheiros durante a noite. No caso da síndrome das pernas inquietas, ela diz que 50% das pessoas acima de 60 anos sofrem com o distúrbio que acarreta despertares inconscientes de três a dez segundos por causa da agitação motora e dos movimentos involuntários das pernas.


10 dicas para viver mais



Comer e dormir bem, estar em constante atividade, tomar sol, beber água, consultar o médico regularmente e cultivar a espiritualidade são as dicas dos especialistas.

ALIMENTAÇÃO — A boa alimentação diminui a necessidade de remédios, diz o especialista em envelhecimento Kose Horibe. E, para se alimentar bem, não há mistério, diz a nutricionista Mônica Dalmácio: “Prefira os alimentos frescos, frutas, legumes, verduras, carnes, e evite o que é enlatado, empacotado, embutido, cheio de conservantes, sal e gordura. O problema hoje é que, por falta de tempo, as famílias não comem mais arroz e feijão, e o índice de consumo de frutas, legumes e verduras é baixíssimo. As pessoas preferem comer alimentos industriais, sem pensar no que isso pode acarretar no futuro”. Substâncias industrializadas como embutidos, gorduras e doces podem aumentar a produção de radicais livres.
ÁGUA — O mais importante é beber água, para fazer os órgãos funcionarem bem: em média 2,5 litros por dia, segundo o geriatra Márcio Niemeyer. Quem faz atividade física pesada produz mais radicais livres, e deve tomar ainda mais cuidado com a hidratação. Toda ingestão de líquidos entra nesta conta, mas algumas bebidas são melhores que outras: quem toma muita Coca-Cola, exemplifica o médico, deixa de absorver cálcio e fósforo na quantidade ideal. E nada de beber água demais para enganar a fome.
EXAMES PERIÓDICOS — É melhor prevenir do que remediar. Fazer exames na frequência determinada pelos especialistas ou procurar um médico ao perceber que algo não vai bem evitará maiores problemas. O médico Alexandre Kalache lembra que exames preventivos, como a mamografia, para o câncer de mama, e técnicas como o toque retal, no caso do câncer de próstata, podem salvar vidas.
SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS — Só devem ser usados por atletas ou pessoas com problemas para ingerir um determinado nutriente. Quem está bem de saúde pode até se prejudicar se tomá-los: uma pessoa que ingira muita vitamina A, por exemplo, fica mais propensa a sofrer lesões e a ter hepatite. Se a vitamina em excesso no organismo for a E, o risco é ter um distúrbio na coagulação do sangue.
MENOS É MAIS — Comer menos é bom. A partir dos 30 anos, as funções do corpo iniciam uma linha descendente; logo, ele não precisa de tantas calorias para se manter. O correto é comer moderadamente, a cada três horas. Pode-se somar uma média de 20 calorias por quilo para calcular as necessidades diárias, diz Márcio Niemeyer.
EQUILÍBRIO — Além de comer bem, dormir o suficiente, praticar exercícios e evitar vícios, equilibrar o tempo dedicado a trabalho, família e amigos evita o estresse e, portanto, previne males como depressão e ansiedade e proporciona mais qualidade de vida.
ATIVIDADE CONSTANTE — Aqui não se fala apenas em exercício físico. Especialista em antienvelhecimento, o cirurgião plástico Kose Horibe diz que nossa cultura é a de trabalhar e, depois, deixar o corpo repousar, na época da aposentadoria. Mas, comparando nosso corpo a uma máquina, ele diz que é preciso manter-se ativo: afinal, o homem foi “projetado” para tal.
SOL — É praticamente a única fonte de vitamina D, e fundamental para evitar problemas ósseos e dentários, diz Mônica Dalmácio. Outra é o óleo de fígado de bacalhau. A nutricinista recomenda de 15 a 20 minutos de exposição ao sol por dia, nos horários adequados (bem cedo ou no fim da tarde).
ESPIRITUALIDADE — Kose Horibe lembra que até a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que, para ter saúde, é preciso ter equilibrío entre corpo, mente e espírito, no sentido de estar em harmonia com a natureza.
NUNCA É TARDE — Claro que o ideal é cuidar-se desde cedo, mas Alexandre Kalache diz que mesmo quem começa a fazer atividades físicas em idade avançada tem ganhos osteomoleculares, emocionais e na capacidade ventilatória, além de prevenir ou controlar problemas como hipertensão, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

Faça o teste, descubra em que estágio você está e comece a diminuir sua idade


RIO - Os autores do livro "Diminua sua idade", Frederic Vagnini e Dave Bunnell, propõem logo nas primeiras páginas um teste antienvelhecimento, para a pessoa saber qual sua idade verdadeira e, a partir daí, trilhar um caminho mais saudável e rejuvenescer. Eles explicam que o primeiro passo é saber em que estado está sua saúde atual e descobrir quantos anos podem ser abatidos.
"O teste é um grande incentivo para as pessoas para completarem nosso programa. Também dizem que você desejará fazê-lo de novo como um modo de avaliar seu progresso. Nós recomendamos que você faça o teste agora e o repita a cada três ou seis meses".
"Os resultados de seu teste combinados com os novos conhecimentos que você acumulará lendo este livro servirão como base para seu próprio Plano para Diminuir sua Idade. Você saberá quais são seus pontos fortes e fracos e será capaz de estabelecer seus objetivos. Se desejar a energia, a acuidade mental e a boa aparência de uma pessoa saudável de 45 anos, quando tem 64, seu Plano para Diminuir sua Idade lhe ajudará a conseguir - e nós não estamos brincando. Por isso, faça o teste agora!"
1. Qual você acha que é a melhor dieta para diminuir sua idade? (Circule a melhor opção)
A Baixo carboidrato (Atkins, South Beach e assim por diante).
B Baixo teor de gordura (Ornish, SlimFast, Jenny Craig).
C Mediterrânea.
D Redução de calorias.
E Vegetariana.
F Vegana.
G De sanduíches.
H Nenhuma; basta consumir a quantidade certa de alimentos saudáveis.
Pontos: A 40 B 60 C 80 D 85 E 90 F 80 G 10 H 100
Sua pontuação
2. Com que freqüência você toma café-da-manhã?
A Todas as manhãs.
B Cinco manhãs por semana.
C Menos do que três manhãs por semana.
D Quase nunca.
Pontos: A 100 B 70 C 30 D 0
Sua pontuação
3. Quais destes alimentos você consome em um dia comum? (Marque todas as alternativas corretas.)
A Grãos integrais (pães, cereais ou massas).
B Frutas.
C Feijão.
D Germe de trigo.
E Farinha de aveia ou aveia em outra forma.
F Vegetais crus.
G Vegetais cozidos.
H Brócolis, couve-flor ou repolho.
I Nozes, sementes ou ambas.
J Tofu.
K Pizza.
L Cheeseburger.
M Vitamina.
Pontos: A 20 B 20 C 10 D 10 E 10 F 20 G 20 H 10
I 10 J 10 K 0 L 0 M 0
Sua pontuação
4. Em um dia comum, que frutas você consome? (Marque todas as alternativas corretas.)
A Maçã.
B Banana.
C Laranja
D Frutas Silvestres.
E Grapefruit.*
F Suco de laranja.
G Suco de grapefruit.
H Melão.
I Vitamina de frutas.
J Outras frutas.
K Eu não como frutas.
Pontos: A 10 B 10 C 20 D 20 E 20 F 5 G 10 H 10
I 5 J 10 K 0
Sua pontuação
5. Quais dos itens a seguir representam melhor seu café-da-manhã diário? (Café e chá opcionais.)
A Ovos, torradas, batata, talvez bacon.
B Cereais com alto teor de fibras ("saudáveis"), frutas, leite desnatado ou semidesnatado e/ou iogurte.
C Cereais comuns (cornflakes e afins) e suco de laranja.
D Torradas integrais, suco de laranja.
E Torradas brancas, suco de laranja.
F Roscas, cream cheese.
G Pão doce, suco de laranja
H junkie food.
I Shakes ou barra de cereal.
J Cigarro, dose de tequila.
Pontos: a 30 B 100 C 50 D 60 E 10 F 30 G 0 H 0
I 30 J 0
Sua pontuação
6. Quantos ovos você come aproximadamente?
A Dois ou mais por dia.
B Cinco vezes por semana.
C Só como ovos brancos.
D De uma a três vezes por semana.
E Raramente.
Pontos: A 20 B 30 C 60 D 50 E 30
Sua pontuação
7. Com que freqüência, em uma semana, você come bacon, salsicha ou outras carnes curadas (inclusive frios, como salame)?
A Uma ou duas vezes.
B Duas a quatro vezes.
C Mais de quatro veres.
D Muito raramente.
E Nunca.
Pontos: A 30 B 10 C 0 D 90 E 100
Sua pontuação
8. Qual a quantidade de café, incluindo o expresso, você toma?
A O equivalente a uma ou duas xícaras de café comum (não descafeinado) de manhã.
B O equivalente a três ou quatro xícaras de café comum (não descafeinado) por dia.
C Cinco ou mais xícaras de café comum (não descafeinado) por dia.
D Café descafeinado.
E Nunca toco em café.
Pontos: A 80 B 40 C 10 D 90 E 100
Sua pontuação
9. Se você toma chá diariamente, qual é o tipo e a quantidade?
A Chá preto ou escuro (duas ou mais xícaras).
B Chá verde (duas ou mais xícaras).
C Adoro meu chá de ervas e tomo pelo menos duas xícaras.
D Cerca de uma xícara.
E Só tomo chá ocasionalmente.
F Nunca tomo essa bebida horrível.
Pontos: A 60 B 100 C 40 D 20 E 10 F 0
Sua pontuação
10. Quais dos laticínios a seguir você consome normalmente?(Marque todas as alternativas corretas.)
A Um a três copos de leite desnatado ou semidesnatado por dia.
B Um a três copos de leite integral por dia.
C Leite integral, ocasionalmente (cerca de três vezes por semana).
D Creme em meu café ou chá.
e Café com leite.
F Queijo, inclusive ricota.
G Adoro iogurte, tomo quase todos os dias.
H Iogurte, ocasionalmente.
I Manteiga.
J Adoro chouriço.
K Não consumo laticínios porque sou intolerante à lactose.
L Nunca consumo laticínios.
Pontos: A 50 b 0 c 20 d 0 e 40 f 10 g 90 h 60 i 10 j 0 k 0 l 50
Sua pontuação
11. Quantas porções de vegetais você consome em um dia comum?(Uma porção da maioria das frutas e dos vegetais é menos do que você poderia pensar: equivale a ½ xícara.)
A Na maioria das vezes, apenas uma porção.
B Duas por dia.
C Três a quatro por dia.
D Cinco a seis por dia.
e Mais de seis por dia.
F Ketchup conta?
G Nenhuma; vegetais são para os fracos.
Pontos: a 10 b 30 c 50 d 90 e 100 f 0 g 0
Sua pontuação
12. Quais dos itens a seguir representam melhor seu almoço em um dia comum? (Circule a melhor opção.)
A Hambúrguer, batata frita e Coca-Cola.
B Nuggets de frango, batata frita e milk-shake.
C Sanduíche no pão branco.
D Sanduíche no pão integral com tomate, alface ou outro vegetal, além de um pouco de carne, peixe ou frango.
e Sanduíche vegetariano.
F Salada, alguns cream crackers ou pão, chá gelado ou água.
G Vegetais crus, nozes e uma bebida.
H Peixe (inclusive sushi) ou frango, salada ou alguns vegetais e uma bebida.
I Pizza.
J Dois martínis e um cigarro.
Pontos: A 0 b 0 c 15 d 50 e 70 f 100 g 90 h 90 i 20 j 0
Sua pontuação
13. Que quantidade de água você bebe por dia? (Inclua a que bebe quando acorda, durante e entre as refeições, depois de se exercitar, à noite etc. Um copo de água equivale a 250mL.)
A Oito ou mais copos.
B Seis a oito copos.
C Quatro a seis copos.
D Dois a quatro copos.
e Menos de dois copos.
F Não bebo água, só refrigerante.
Pontos: A 100 b 80 c 50 d 20 e 10 f 0
Sua pontuação
14. Quais são seus hábitos em relação ao açúcar? (Marque todas
as alternativas corretas.)
A Passo geléia ou mel nas torradas e ponho açúcar nos cereais.
B Tomo um ou mais refrigerantes por dia.
C Tomo mais de dois refrigerantes por dia.
D Ponho açúcar no café ou chá.
e Não verifico as propriedades nutritivas nos rótulos dos alimentos.
F Examino os rótulos e tento não comprar nada que contenha açúcar, frutose ou um de seus muitos substitutos.
G Como doces todos os dias.
H Como sobremesa (não frutas frescas) quase todos os dias da semana.
I Como sobremesa um ou dois dias por semana.
J Nunca como sobremesa.
K Fujo do açúcar como o diabo foge da cruz.
L Como doces no lanche.
M Um pouco de açúcar não faz mal.
Pontos: A 0 b 0 c 0 d 0 e 0 f 90 g 0 h 0 i 40 j 100 k 100 l 0 m 0
Sua pontuação
15. Qual a quantidade de vinho, cerveja ou bebida destilada que você toma em um dia comum? (Pense nos últimos três ou quatro dias antes de responder a esta pergunta.)
A Uma ou duas taças de vinho tinto.
B Uma ou duas taças de vinho branco.
C Um ou dois copos de cerveja ou coquetéis.
D Três ou quatro doses (vinho, cerveja ou coquetéis).
e Cinco ou mais doses (vinho, cerveja ou coquetéis).
F Só bebo em ocasiões especiais.
G Não tomo bebidas alcoólicas - de modo algum.
Pontos: A 90 B 50 C 20 D 10 E 0 F 90 G 100
Sua pontuação
16. Quais dos itens a seguir representam melhor seu jantar em uma noite comum?
A Carne, batata, uma verdura e sobremesa.
B Carne, batata e uma verdura, nenhuma sobremesa.
C Carne, peixe ou frango; nenhuma batata, muitos vegetais, nenhum pão e nenhuma sobremesa.
D Três martínis, algumas taças de vinho e um sanduíche.
e Muitos vegetais maravilhosos, talvez uma massa ou arroz e fruta de sobremesa.
F Salada, peixe ou frango, arroz ou batata, vegetais, sobremesa.
G Salada, peixe ou frango, vegetais, sobremesa.
H Refeição da letra F ou G com um pouco de fruta crua de sobremesa.
I Arroz coberto com um prato ao curry.
J Frango ou peixe frito, batata frita, salada.
k Cheeseburger, Coca-Cola, batata frita e um grande brownie de chocolate com muito calda de chocolate.
Pontos: A 20 b 30 c 80 d 0 e 90 f 80 g 80 h 100 i 50 j 10 k muito menos que 0
Sua pontuação
17. Adora sobremesa? (Marque todas as alternativas corretas.)
A Como sobremesa quase todos os dias.
B Como sobremesa, mas geralmente é uma fruta inteira.
C Como sobremesa três vezes ou mais por semana.
D Menos de três vezes por semana.
e Só como sobremesa ocasionalmente.
F Nunca como sobremesa.
Pontos: A 0 b 80 c 20 d 80 e 90 f 100
Sua pontuação
¢ 18. Com que freqüência você come carne (incluindo de vaca, cordeiro, porco, frios, cachorro-quente, salsicha, búfalo e carne de caça)?
A Pelo menos duas vezes por dia.
B Quase todos os dias.
c Três a cinco vezes por semana.
d Menos de três vezes por semana.
e Cerca de uma ou duas vezes por semana.
f Raramente.
g Nunca.
Pontos: A 0 b 10 c 40 d 80 e 100 f 100 g 100
Sua pontuação
19. Com que freqüência você come peixe? (Marque a melhor opção.)
A Você está brincando? Peixe cheira mal - nem toco nisso.
B Eu não como peixe; sou vegetariano.
C Cerca de uma vez por semana.
D Duas a três vezes por semana.
e Três a cinco vezes por semana.
F Todos os dias.
Pontos: A 0 b 20 c 40 d 80 e 100 f 90
Sua pontuação
20. Qual a quantidade de "alimentos amiláceos" (batata, pão branco, massas e arroz) que você consome?(Marque todas as alternativas corretas.)
A Batata quase todos os dias.
B Arroz branco o tempo todo.
c Apenas pão branco.
d Pão integral, massas e arroz.
e Massas (de verdade, não aquelas coisas integrais horríveis).
f Três a cinco vezes por semana.
g Menos de três vezes por semana.
Pontos: A 0 b 0 c 0 d 100 e 20 f 10 g 60
Sua pontuação
21. Que tipo de óleo de cozinha você usa mais?
A Azeite de oliva.
B Óleo de canola.
C Óleo de girassol, açafrão ou óleo de soja.
D Óleo Enova (óleo de cozinha e salada japonês feito de soja e canola (sua suposta vantagem sobre outros óleos poliinsaturados é uma diferença na estrutura química considerada capaz de ajudar a reduzir a gordura corporal).
e Óleo de semente de uva (cada vez mais usado pelos chefs como alternativa para o azeite de oliva devido ao seu alto ponto de fulgor, aproximadamente 160o C; é rico em antioxidantes e contém vitamina E e um grupo de bioflavonóides conhecido como procianidinas).
F Óleo de milho ou semente de algodão.
G Banha vegetal.
H Manteiga.
I Margarina.
Pontos: A 100 b 90 c 60 d 85 e 90 f 10 g 0 h 10 i 0
Sua pontuação
22. Quais destes alimentos você consome pelo menos uma vez a cada duas semanas? (Marque todas as alternativas corretas.)
A Blueberry.*
B Grapefruit.
C Amêndoa.
D Maçã.
e Abacate.
F Beterraba.
G Brócolis.
H Cacau.
I Cranberry ou suco de cranberry.
J Linhaça.
k Alho.
L Gengibre.
M Azeite de oliva.
N Cebola.
O Laranja.
P Farinha de aveia ou aveia em outra forma.
Q Salmão.
R Soja.
S Chá.
T Tomate.
U Grãos integrais.
V Vinho tinto.
W Feijões.
x Vegetais marinhos (também conhecidas como algas marinhas).
Y Repolho.
Z Couve.
Pontos: 10 para cada
Sua pontuação
23. Você toma multivitamínicos? (Marque apenas uma alternativa.)
A Pode apostar que sim.
B Não. Por quê - o que você tem a ver com isso?
Pontos: A 100 b 0
Sua pontuação
24. Quais destes suplementos você toma em uma base diária? (Marque todas as alternativas corretas.)
A Ômega-3 (óleo de peixe).
B Vitaminas do complexo B.
C Ácido alfa-lipóico.
D Acetil-L-carnitina.
e Curcumina.
F Vitamina D.
G Vitamina E.
H Coenzima Q10 (CoQ10).
I Magnésio.
j Selênio.
k S-adenosil-L - metionina (SANe)
l Fosfatidil serina (FS).
m Nattokinase.
Pontos: 10 para cada
Sua pontuação
25. Você costuma se exercitar?
A Sim.
B Nunca.
Pontos: A 100 b 0
Sua pontuação
26. Com que freqüência você se exercita em uma semana comum?
A Todos os dias.
B Cinco a seis dias.
C Três a cinco dias.
D Um a dois dias.
e Nunca.
Pontos: A 100 b 90 c 70 d 40 e 0
Sua pontuação
27. Nesta escala de 6 a 20, como você avaliaria a intensidade de seus exercícios?
6 Nenhuma.
7 Muito, muito leve.
9 Muito leve.
1 Razoavelmente leve.
1 U m pouco forte.
G Forte.
H Muito forte.
I Muito, muito forte.
Pontos: 6 0 7 0 9 10 1 30 3 60 15 80 17 100 18 80
Sua pontuação
O teste da Escala de Borg
"Qual é a intensidade de seus exercícios?" Gunnar Borg, o famoso fisiologista sueco, demonstrou que a resposta de uma pessoa a essa pergunta pode ser corretamente avaliada em uma escala de 6 a 20 em que 6 representa nenhum exercício e 20 representa se exercitar até não agüentar mais. Em nossa opinião, uma pontuação de 19 ou 20 não é tão boa quanto uma de 15 a 18, porque você pode esgotar seu corpo, prejudicar suas articulações e criar um excesso de radicais livres caso se exercite demais constantemente. O melhor é que a intensidade seja forte, mas não "louca".
28. Qual é a duração média de sua sessão de exercícios?
A Duas horas ou mais.
B Noventa minutos.
C Sessenta minutos.
D 45 minutos.
e Trinta minutos.
F Quinze minutos.
G Cinco minutos.
Pontos: A 100 b 100 c 90 d 70 e 40 f 20 g 10
Sua pontuação
29. Fique em um pé só e se equilibre o máximo que puder por até dois minutos. Por quanto tempo consegue fazer isso?
A Menos de trinta segundos.
B 45 segundos.
C Um minuto.
D Um minuto e trinta segundos.
e Um minuto e 45 segundos.
F Dois minutos.
Pontos: A 0 b 20 c 50 d 70 e 90 f 100
Sua pontuação
30. Repita o exercício anterior com os olhos fechados. Por quanto tempo consegue fazer isso?
A Não consigo.
B Dez segundos.
c Vinte segundos.
d Trinta segundos.
e 45 segundos.
f Um minuto ou mais.
Pontos: A 0 b 10 c 30 d 60 e 80 f 100
Sua pontuação
31. Por quanto tempo você consegue prender a respiração (Se não souber, teste-se: primeiro respire profundamente várias vezes com os lábios bem cerrados para expandir os pulmões e oxigenar o corpo. Faça isso mais uma vez e prenda a respiração o máximo que puder, contando o tempo com um relógio ou outro instrumento.)
A Dois minutos ou mais.
B Noventa segundos a dois minutos.
C Sessenta a noventa segundos.
D Trinta a sessenta segundos.
e Quinze a trinta segundos.
F Menos de quinze segundos.
Pontos: se você tem 75 anos ou mais: A 100 b 100 c 100
d 90 e 50 f 10
65-75 anos: A 100 B 100 C 100 D 50 E 30 F 0
55-65 anos: A 100 B 100 C 80 D 40 E 10 F 0
30-55 anos: A 100 B 90 C 70 D 20 E 0 F 0
Menos de 30: A 100 B 80 C 50 D 20 E 0 F 0
Sua pontuação
Especialistas em prender a respiração?
Especialistas dizem que, mesmo se você não for um nadador, mas estiver em boa forma física, pode aprender a prender a respiração pelos três minutos e 38 segundos que fizeram Tanya Streeter quebrar o recorde mundial de mergulho livre. (Embora eles admitam que usar esse tempo para mergulhar a 121m de profundidade, como ela fez, possa ser mais que um desafio.) Nós achamos que esses "especialistas" devem estar se referindo a adolescentes. Dave, um entusiástico nadador, consegue prender sua respiração por dois minutos e 15 segundos - três minutos e 38 segundos parece impossível.
32. Com que freqüência você faz um verdadeiro exercício aeróbico (que usa continuamente alguns - se não todos - de seus grandes músculos, como os das pernas ou dos braços, por no mínimo vinte minutos, durante os quais seus batimentos cardíacos atingem 60% a 80% de sua capacidade máxima)? (Marque a melhor opção.)
A Cinco a seis vezes por semana.
B Três a quatro vezes por semana.
D Duas vezes por semana.
e Uma vez por semana.
F Uma vez a cada duas semanas.
F De vez em quando.
G Você não é minha mãe!
Pontos: A 100 b 90 c 70 d 40 e 10 f 0 g 0
Sua pontuação
33. Quão forte você é? (Marque todas as alternativas corretas.)
a Consigo me levantar de uma cadeira sem esforço.
b Raramente tenho dificuldade em abrir a tampa de um frasco de alimento.
c Posso facilmente carregar duas sacolas de supermercado cheias.
d Não tenho dificuldade em pegar um bebê no colo.
e Eu conseguiria empurrar meu carro enguiçado em ponto morto - sem suar.
f Eu consigo levantar 91kg no supino.
Pontos: A 5 b 30 c 20 d 20 e 60 f 100
Sua pontuação
34. Com que freqüência você faz treinamento de resistência (exercícios envolvendo o uso de seus grandes músculos para mover um peso, como os de levantamento de peso e bandas elásticas)?
A Todos os dias.
B Cinco vezes por semana.
C Três a quatro vezes por semana.
D Duas vezes por semana.
e Uma vez por semana.
F Uma ou duas vezes por mês.
G Muito raramente.
H Nunca.
Pontos: A 70 b 90 c 100 d 90 e 70 f 30 g 0 h 0
Sua pontuação
35. Teste de tocar-os-dedos-dos-pés: de pé com os joelhos juntos, incline-se para frente - até onde consegue ir?
A Eu consigo pôr a cabeça nos joelhos e os cotovelos no chão.
B Consigo pôr minhas mãos espalmadas no chão.
C Consigo tocar o chão com os dedos.
D Consigo tocar em meus tornozelos com os dedos.
e Consigo tocar em minhas canelas.
F Vocês estão me matando.
Pontos: A ha-ha b 100 c 80 d 50 e 20 f 0
Sua pontuação
36. Com que freqüência você realmente sua (na sauna, durante exercícios intensos, yoga - não importa como)?
A Cerca de uma vez por semana.
B Diariamente.
c Duas a três vezes por semana.
d Quatro a seis vezes por semana.
e O tempo todo, porque meu chefe é realmente intransigente.
f Poucas vezes (menos de uma vez por semana).
Pontos: A 40 b 100 c 60 d 90 e 0 f 0
Sua pontuação
37. Você está mantendo sua espinha dorsal flexível? (Marque todas as alternativas corretas.)
A Quando uso o controle remoto, sempre me inclino para frente.
B Pratico yoga uma vez por semana ou mais.
C Faço exercícios de alongamento.
D Vou regularmente ao meu quiroprático.
e Fico de cabeça para baixo.
F Eu me sento ereto.
G Eu caminho muito.
Pontos: A 0 b 90 c 80 d 50 e 90 f 30 g 30
Sua pontuação
38. Você dança? (Marque a melhor resposta.)
A Droga. Não. Afinal de contas, de que planeta vem esse Dave ou o Dr. Vagnini?
B Eu confesso: ocasionalmente.
C Cerca de uma vez por mês.
D Sim; isso é ótimo - eu danço mais ou menos de 15 em 15 dias.
e Eu adoro dançar e tento fazer isso uma vez por semana, às vezes mais.
Pontos: A 0 b 20 c 40 d 60 e 100
Sua pontuação
39. Você tem uma "rotina" de exercícios que funciona?
A Sim.
B Não.
Pontos: A 100 b 0
Sua pontuação
40. Você exercita seus olhos? (Marque a melhor resposta.)
A Na verdade... não.
B Às vezes, sim, eu exercito meus olhos.
C Vendo televisão sem piscar durante horas a fio quase todos os dias.
D Sim, eu exercito.
Pontos: A 0 b 50 c 0 d 100
Sua pontuação
41. Qual foi a última vez em que você experimentou um esporte ou exercício novo e que exige muito esforço e concentração (como, por exemplo, tiro com arco, asa-delta, pólo aquático ou golfe)?
A Nos últimos três a cinco anos.
B No ano passado ou nos últimos dois anos.
D No ano passado.
e Não é da sua conta.
F Muito tempo atrás (mais de cinco anos).
G Nunca.
Pontos: A 30 b 80 c 100 d 0 e 0 f 0
Sua pontuação
42. Você exercita conscientemente seu cérebro?
a Sim.
b Não.
Pontos: A 100 b 0
Sua pontuação
43. Qual foi a última vez em que você realizou uma nova atividade que exigia que usasse sua mente de modos novos e se esforçasse (como, por exemplo, xadrez, sudoku, bridge, assistir a uma aula acadêmica, dar uma aula particular para crianças, aprender a identificar plantas ou pássaros)?
A Nos últimos três a cinco anos.
B No ano passado ou nos últimos dois anos.
C No ano passado.
D Não é da sua conta.
e Muito tempo atrás (mais de cinco anos).
F Nunca.
Pontos: A 30 b 80 c 100 d 0 e 0 f 0
Sua pontuação
44. Leia rapidamente esta frase: o coelho roxo tocava violão e comia uma lata de pêssegos com uma colher. Sem olhar ou ler a frase de novo, faça o seguinte:
1 Feche os olhos e cante "Parabéns pra você" para si mesmo duas vezes.
2 Conte nos dedos até 17.
3 Respire profundamente.
4 Responda a estas perguntas:
Que animal estava na frase que você leu?
Qual era a cor do animal?
Que instrumento musical ele estava tocando?
O que estava comendo?
Que utensílio estava usando para comer?
Agora confira suas respostas relendo a frase.
Pontos: Todas as respostas corretas - você fez 100 pontos. Dê graças a Deus por sua memória recente ainda estar ótima. Se você errou apenas uma pergunta, fez 80 pontos. Se errou mais de uma, não fez nenhum ponto.
Sua pontuação
45. Quanto você dorme em uma noite comum? (Marque a melhor opção.)
A Quatro horas ou menos.
B Cinco a seis horas.
C Sete horas.
D Oito horas.
e Nove horas.
F Dez ou mais horas.
G Nenhuma hora - eu não durmo.
Pontos: A 10 b 20 c 60 d 90 e 100 f 100 g 0
Sua pontuação
46. Você já dormiu ao volante? (Seja honesto e marque a melhor opção.)
A Nunca.
B Uma vez, há mais de um ano.
C No ano passado.
D Eu quase dormi ao volante, mas consegui "me controlar" antes que fosse tarde demais.
Pontos: A 100 b 20 c 0 d 10
Sua pontuação
47. O que você fuma? (Marque todas as alternativas corretas.)
A Cigarro.
B Charuto.
C Cachimbo.
D Maconha.
e Crack é minha substância preferida.
F Nada.
Pontos: A 0 b 0 c 0 d 0 e 0 f 100
Sua pontuação
48. Você fala pelo celular (monofone ou viva-voz, não importa) dirigindo?
A Ocasionalmente.
B Eu paro no acostamento para falar.
C Falar no celular dirigindo é um modo eficiente de usar meu tempo e você não tem nada a ver com isso!
D Eu não tenho celular. É irritante.
e Eu não dirijo.
Pontos: A 50 b 100 c 0 d 100 e 100
Sua pontuação
49. Você tem dificuldade em se concentrar no que está fazendo? (Marque a melhor opção.)
A Raramente ou nunca.
B Alguma ou por pouco tempo.
C Ocasionalmente ou por uma quantidade moderada de tempo.
D Na maior parte do tempo.
Pontos: A 100 b 90 c 40 d 0
Sua pontuação
50. Com que freqüência você sente que sua vida é um "fracasso"? (Marque a melhor opção.)
A Raramente ou de modo algum.
B Alguma ou por pouco tempo.
C Ocasionalmente ou por uma quantidade moderada de tempo.
D Na maior parte do tempo.
Pontos: A 100 b 90 c 40 d 0
Sua pontuação
51. Com que freqüência você sente que está aproveitando a vida?
A Raramente ou de modo algum.
B Alguma ou por pouco tempo.
C Ocasionalmente ou por uma quantidade moderada de tempo.
D Na maior parte do tempo.
Pontos: A 0 b 10 c 50 d 100
Sua pontuação
52. Como você avaliaria a "qualidade" de seu sono? (Marque todas as alternativas corretas.)
A Durmo como um bebê e acordo novinho em folha.
B Tenho dificuldade em dormir.
c Meu sono é interrompido durante a noite.
d Eu ronco como uma locomotiva.
e Às vezes durmo bem; às vezes não.
f Preciso tomar pílulas para dormir.
g Uma garrafa de conhaque geralmente resolve o problema.
Pontos: A 100 b 0 c 0 d 0 e 60 f 20 g 0
Sua pontuação
53. Só para os homens: em média, quantos orgasmos você tem atualmente por semana?
A Cinqüenta ou mais.
B Cerca de sete; às vezes, com sorte, tenho mais.
C Mais de três, menos de sete.
D Pelo menos um ou dois.
e Menos de um por semana.
Pontos: A 0 por mentir b 100 c 80 d 40 e 0
Sua pontuação
54. Só para as mulheres: como você avaliaria a qualidade de sua vida sexual? (Marque a resposta mais correta.)
A Eu vejo fogos de artifício freqüentemente.
B Minha vida sexual é muito satisfatória.
c Não é das melhores, mas um pouco satisfatória.
d Entediante e não muito boa.
f Nada boa.
Pontos: A 100 b 100 c 60 d 20 e 0
Sua pontuação
55. Qual é o papel do humor em sua vida? (Marque todas as alternativas corretas.)
A Não consigo achar nada engraçado neste mundo totalmente louco.
B Adoro rir; me faz muito bem.
C Assisto toda semana pelo menos a um programa de humor na TV que é realmente engraçado.
D Comédia é o meu gênero preferido.
e Gosto de piadas que são realmente engraçadas.
F Ver humor nas situações cotidianas é minha especialidade.
G Eu tenho pelo menos um comediante favorito.
Pontos: A 0 b 100 c 10 d 10 e 10 f 10 g 10
Sua pontuação
56. Você medita? (Marque a melhor resposta.)
A Medito por 15 minutos ou mais todos os dias.
B Medito de três a cinco vezes por semana.
C Medito uma ou duas vezes por semana.
D Você não pode estar falando sério - meditar é uma grande perda de tempo.
e Não.
Pontos: a 100 b 80 c 40 d 0 e 0
Sua pontuação
57. Como você descreveria seu relacionamento com seu cônjuge ou sua "cara-metade"? (Marque a melhor opção.)
A Feliz a maior parte do tempo.
B Tempestuoso.
C Com bons e maus dias.
D Sou divorciado (ou separado).
e Meu cônjuge ou minha cara-metade morreu.
f Eu não tenho um.
g Sou feliz vivendo sozinho.
Pontos: a 100 b 20 c 50 d 40 e 30 f 10 g 20
Sua pontuação
58. Qual o tamanho de sua rede social? (Marque todas as alternativas corretas.)
A Tenho muitos bons amigos.
B Pertenço a um clube social.
C Tenho uma enorme família e muitos agregados.
D Estou ativamente envolvido em uma ou mais organizações comunitárias.
E Vou à igreja regularmente.
F Falo com muitas pessoas pela Internet.
G Meu clube de xadrez é bastante animado (vale para qualquer outro tipo de jogo social, inclusive pôquer).
H Bingo é o meu jogo preferido.
I Eu bebo e assisto a jogos esportivos com meus amigos.
Pontos: 10 para cada
Sua pontuação
59. Sua vida tem sentido?
A Sim; sinto-me muito motivado a permanecer saudável e vigoroso porque as coisas que faço na vida são muito importantes para mim.
B Um pouco, mas não sempre.
C Minha vida tem sentido para mim, mas dificilmente para os outros.
D Eu gostaria de encontrar algo significativo, mas até agora não consegui.
E Está longe de ter; se eu fosse embora deste planeta amanhã ninguém notaria.
Pontos: a 100 b 70 c 50 d 30 e 0
Sua pontuação
60. Se você fosse um forasteiro em uma terra estranha e subitamente desmaiasse na calçada, como o pessoal do serviço de emergência médica encontraria a informação que poderia salvar sua vida?
A Eles saberiam quem eu sou vendo minha carteira de motorista ou outras informações básicas em minha bolsa ou carteira.
B Tenho um cartão em minha bolsa (ou carteira) com o nome e o telefone de meu médico e da pessoa para entrar em contato em caso de emergência.
C Minhas informações médicas estão todas on-line, e eu uso um cartão na bolsa ou carteira que explica quem eu sou e como acessar meus arquivos.
d Todas as minhas informações médicas estão on-line e eu uso uma pulseira ou colar de identificação que explica quem sou e como acessar meus arquivos.
e Minhas informações médicas estão em um pen drive claramente identificado que eu plugo em qualquer computador com Windows e levo comigo o tempo todo.
f Eu, basicamente, estaria ferrado.
Pontos: a 20 b 50 c 80 d 10 e 100 f 0
Sua pontuação
61. Como você descreveria seu relacionamento com seu clínico-geral? (Marque a melhor opção.)
A Eu quase nunca vou ao médico e quando vou ele está muito ocupado correndo de uma sala de tratamento para outra.
B Meu médico e eu trabalhamos juntos como uma equipe; nós nos comunicamos freqüentemente e estou muito feliz com isso.
C Meu médico é ótimo quando eu entro no consultório, mas é difícil me comunicar com ele quando eu saio de lá.
D Eu não vou a nenhuma droga de médico.
Pontos: a 20 b 100 c 50 d 0
Sua pontuação
62. Qual foi a última vez em que você fez um exame de sangue? (Marque a melhor alternativa.)
A Há menos de um ano.
B Nos últimos três anos.
C Há mais de três anos e menos de cinco anos.
D Eu nunca fiz exame de sangue.
e Há mais de cinco anos.
f Quando eu fui pego por um policial da narcóticos à paisana.
Pontos: a 100 b 70 c 30 d 0 e 10 f 0
Sua pontuação
63. Qual é o seu colesterol total?
A Menos de 180 mL/dL (excelente).
B 200 mL/dL ou menos (bom).
C De 200 a 240 mL/dL (risco moderado).
D Mais de 240mL/dL (risco alto).
E Não sei.
Pontos: a 100 b 90 c 50 d 10 e 0
Sua pontuação
64. Qual é seu nível de triglicerídeos (gordura corporal na corrente sangüínea)?
A Menos de 150mg/dL em jejum (muito bom).
B Mais de 150mg/dL (não é ótimo, nem péssimo).
c Mais de 500mg/dL e menos de 1.000mg/dL (ruim).
d Mais de 1.000mg/dL (alarmantemente alto).
e Não sei.
Pontos: a 100 b 50 c 10 d 0 e 0
Sua pontuação
65. Durante quantos dias em um ano comum você não consegue ir trabalhar ou sair de casa devido a doenças como um forte resfriado ou uma gripe?
A Quase nunca
b Menos de 3 dias
c 4 a 7 dias
d 8 a 12 dias
e Mais de 12 dias
Pontos: a 100 b 90 c 50 d 20 e 0
Sua pontuação
66. Qual é o tamanho (a circunferência) de sua cintura? (Para uma medição mais exata, ponha uma fita métrica ao redor de seu abdômen desnudo, logo acima do osso do quadril. Em geral, a cintura é a parte mais estreita do corpo, cerca de 2,5cm acima do umbigo. Posicione a fita paralelamente ao chão sem apertá-la. Relaxe, exale o ar dos pulmões e meça sua cintura.)
A Sou homem; minha cintura mede menos de 81,28cm.
b Sou homem; minha cintura mede entre 81,28 e 91,44cm.
c Sou homem; minha cintura mede mais de 91,44cm e menos de 101,60cm.
d Sou homem; minha cintura mede 101,60cm ou mais.
e Sou mulher; minha cintura mede menos de 71,12cm.
f Sou mulher; minha cintura mede entre 71,12 e 81,28cm.
g Sou mulher; minha cintura mede entre 81,28 e 88,90cm.
h Sou mulher; minha cintura mede mais de 88,90cm.
Pontos: a 100 b 90 c 40 d 10 e 100 f 90 g 40 h 10
Sua pontuação
67. Quanto você pesa a mais hoje do que pesava quando tinha 20 anos?
A Na verdade peso menos hoje.
b Meu peso é quase o mesmo.
c 4,5kg.
d 9kg.
e 13,5kg.
f 18kg.
g 18 a 22,5kg.
h Mais de 22,5kg e menos de 450kg.
Pontos: a 100 b 100 c 90 d 80 e 40 f 20 g 10 h 0
Sua pontuação
68. Como você avaliaria sua saúde comparada com a de outras pessoas de sua idade e sexo? (Circule a opção mais correta.)
A Muito melhor.
b Um pouco melhor.
c Mais ou menos igual.
d Um pouco pior.
e Comparado a pessoas da minha idade, eu não sou nada saudável.
Pontos: a 100 b 80 c 50 d 20 e 0
Sua pontuação
69. Você é diabético ou pré-diabético? (Marque a melhor opção.)
A Meu médico diz que sou pré-diabético e estou seguindo os conselhos dele para lidar com isso (inclusive tomando medicação, quando prescrita).
b Meu médico diz que sou pré-diabético e deveria prestar atenção ao que como, mas isso é tudo que sei.
c Sim, mas não quero tomar medicação, por isso estou tentando controlar isso com dieta e exercícios.
d Sim e tomo medicação.
e Sim, tomo insulina.
f Não, eu não sou.
Pontos: a 90 b 40 c 10 d 60 e 60 f 100
Sua pontuação
70. Você já foi diagnosticado com doença cardíaca?
A Nunca!
b Sim, mas isso foi há anos e estou fazendo um enorme progresso.
c Sim e estou seguindo um programa de reabilitação.
d Sim, mas não estou fazendo muito em relação a isso agora.
Pontos: a 100 b 80 c 70 d 10
Sua pontuação
71. Qual é sua pressão sangüínea? (Marque a melhor resposta.)
A Abaixo de 120 por 80 - muito boa.
b Acima de 120 por 80, mas abaixo de 140 por 90; não tomo medicação para pressão sangüínea.
c Acima de 120 por 80, mas abaixo de 140 por 90; meu médico diz que eu tenho pré-hipertensão e me prescreveu um remédio.
d Acima de 140 por 90, mas eu a controlo com medicação.
e Acima de 140 por 90 - não tomo medicação.
Pontos: a 100 b 50 c 90 d 80 e 10
Sua pontuação
72. Qual foi a última vez em que você fez uma colonoscopia, se é que já fez? (Escolha todas as alternativas corretas.)
A Tenho 50 anos ou mais e nunca fiz.
b Tenho 50 anos ou mais e fiz uma nos dois últimos anos.
c Tenho 50 anos ou mais e a última que fiz foi há mais de dois anos.
d Tenho menos de 50 anos e realmente espero fazer minha primeira colonoscopia quando chegar a hora.
e Tenho menos de 50 anos e já fiz.
Pontos: a 0 b 100 c 70 d 70 e 100
Sua pontuação
73. Só para as mulheres: o que é que você está fazendo, se é que está, para detectar sinais precoces de câncer de mama? (Marque a opção mais próxima de sua realidade.)
A Faço regularmente o auto-exame de mama para ver se encontro caroços e uma mamografia ou um outro exame (como tomossíntese digital) recomendado pelo meu médico.
b Faço regularmente o auto-exame de mama, mas tenho relaxado em relação à mamografia.
c Não faço o auto-exame, pelo menos não frequentemente, mas sigo o conselho de meu médico sobre mamografia.
d Não faço o auto-exame ou mamografia.
e Recebi o diagnóstico de câncer de mama e estou tendo êxito no combate à doença.
Pontos: a 100 b 40 c 70 d 0 e 50
Sua pontuação
74. Só para os homens: O que você está fazendo, se é que está, para detectar sinais precoces de câncer de próstata? (Marque a melhor opção.)
A Tenho 50 anos ou mais e meu médico faz um toque retal por ano e me manda fazer exame de sangue de antígeno prostático específico (PSA).
b Tenho 50 anos ou mais e meu médico faz um toque retal por ano, mas não recomenda exames regulares de PSA porque realmente não detectam câncer.
c Tenho menos de 50 anos e faço o exame de PSA, e meu médico também faz o costumeiro toque retal.
d Tenho menos de 50 anos e não estou fazendo muito em relação a isso.
e Tenho mais de 50 anos e não estou fazendo muito em relação a isso.
Pontos: a 80 b 80 c 90 d 50 e 30
Sua pontuação
75. Com que freqüência você examina seus olhos? (Circule a melhor opção.)
A Eu tenho entre 40 e 60 anos e vou ao oftalmologista a cada dois anos.
b Tenho menos de 40 anos e vou ao oftalmologista a cada cinco anos.
c Tenho mais de 60 anos e vou ao oftalmologista uma vez por ano.
d Vou regularmente ao optometrista.
e Tenho mais de 40 anos e enxergo muito bem, portanto não preciso me preocupar com isso.
f Tenho mais de 40 anos e fui ao oftalmologista, mas não a cada dois anos.
g Nenhuma das respostas acima.
Pontos: a 100 b 100 c 100 d 0 e 0 f 60 g 0
Sua pontuação
76. O que você faz para prevenir e detectar câncer de pele? (Escolha todas as alternativas corretas.)
A Se eu me exponho ao sol por mais de quinze ou vinte minutos, uso filtro solar.
b Quando me exponho ao sol, sempre uso chapéu.
c Tenho 40 anos ou mais e vou ao dermatologista uma vez por ano.
d Eu torro na praia.
e Examino regularmente minha pele em busca de manchas suspeitas ou alterações em verrugas.
f Fico em ambientes fechados e nunca pego sol.
Pontos: a 30 b 20 c 50 d 0 e 20 f 0
Sua pontuação
77. Quem em sua família passou dos 85 anos? (Escolha todas as alternativas corretas.)
A Minha mãe.
b Meu pai.
c Uma de minhas avós.
d Minha outra avó.
e Um de meus avôs.
f Meu outro avô.
g Uma de minhas tias ou um de meus tios.
h Mais de uma de minhas tias ou tios.
i Um ou mais de meus bisavôs.
j Um ou mais de meus irmãos.
Pontos: 10 para cada
Sua pontuação
78. Alguém em sua família tem Alzheimer, ou morreu dessa doença? (Escolha todas as alternativas corretas.)
A Minha mãe.
b Meu pai.
c Uma de minhas avós.
d Minha outra avó.
e Um de meus avôs.
f Meu outro avô.
g Uma de minhas tias ou um de meus tios.
h Mais de uma de minhas tias ou um de meus tios.
i Um ou mais de meus bisavôs.
j Um ou mais de meus irmãos.
k Que eu saiba ninguém.
Pontos: de a até j 0; k 100
Sua pontuação
Sua pontuação final
Usando uma calculadora, se tiver uma à mão, some sua pontuação em cada pergunta. Caso não tenha, lamento, mas terá de fazer a soma do modo antigo.
Pontuação total
O que significa sua pontuação
A pontuação mais alta é 7.900. Nós achamos impossível alguém atingi-la, mas por favor nos avise se a atingir, porque gostaríamos de, junto ao Vaticano, apoiar seu pedido de canonização. Uma "mediana" é 3.830. Nesse nível, você não está fazendo muitas coisas positivas para deter o processo de envelhecimento, tampouco o acelera. Para começar a diminuir sua idade, sua pontuação tem de ser maior.
Nossa pesquisa e experiência nos fazem acreditar que podemos diminuir sua idade em até vinte anos, se você atingir uma pontuação quase perfeita. Por isso, criamos um algoritmo para computar o número de anos em que pode diminuí-la, baseado em nosso teste. A tabela a seguir lhe mostra essa quantidade de anos:
Cartão de pontuação para diminuir sua idade
Sua pontuação Número de anos em que pode diminuir sua idade
3.630-3.820   0 
3.830-4.020   1
4.030-4.220   2
4.230-4.420   3
4.430-4.610   4
4.620-4.810   5
4.820-5.010   6
5.020-5.210   7
5.220-5.410   8
5.420-5.610   9  
5.620-5.810   10
5.820-6.020   11
6.030-6.210   12
6.220-6.400   13
6.410-6.590   14
6.600-6.790   15
6.800-6.990   16
7.000-7.190   17
7.200-7.390   18
7.400-7.590   19
7.600-7.900   20