terça-feira, 7 de maio de 2013

Fotos de exercícios e dietas viram moda nas redes sociais



As imagens de mulheres se exercitando e postando pratos saudáveis atraem milhares de seguidoras na rede social Instagram. Anônimas e famosas querem mostrar o #corposarado

MARCELA BUSCATO E NINA FINCO
Enviar por e-mail
|
Imprimir
|
Comentários
DEDICAÇÃO A designer Gabriela Pugliesi, de 27 anos. Ela deixou o emprego para  se dedicar a um site de dicas de bem-estar  (Foto: Reprodução)
Publicar fotos com o look do dia virou febre entre blogueiras do mundo inteiro. Elas se vestem, conferem no espelho, capricham na pose e, clique, vai ao ar outra sugestão não solicitada de bem-vestir. Se você é um daqueles (ou daquelas) que não veem a menor graça nessa moda, pode celebrar: não há nada com mais cara de ontem nas redes sociais que o look do dia. Agora, a mania é postar no Instagram (a rede de compartilhamento de imagens) algo que não sai nunca de moda: o corpo, preferencialmente sarado. Unidas por palavras-chave como #salada, #dieta e #academia, as novas famosas do mundinho da internet inventam palavras de ordem como #boramalhar ou #partiuacademia. O que elas querem é mostrar e conquistar um #corpão.
a mensagem 778 corpo (Foto: reprodução/Revista ÉPOCA)
A catarinense Michelle Franzoni, de 35 anos, parece ter cumprido a missão. Conta que perdeu 33 quilos e ainda ganhou nova ocupação. Criou um site para compartilhar o que aprendeu durante o emagrecimento. Ela documentou com fotos os exercícios, sua alimentação e a perda gradual de peso. Conquistou 45 mil seguidores, entre elas a mato-grossense Paula Boque, de 25 anos. “A Michelle me inspirou”, diz Paula. “Se perdi 20 quilos, devo muito a ela.” A administradora paranaense Ana Paula Pinheiro, de 25 anos, também se engajou na dieta e na malhação depois de ver exemplos on-line. Diz que se emocionou com a história de conquista de Michelle e passou horas conferindo as receitas. Resolveu começar um projeto de reeducação alimentar e tornar-se menos sedentária no dia a dia. Conta que trocou o carro por caminhadas e o elevador da empresa em que trabalha pelas escadas. Em três meses, diz ela, perdeu 14 quilos. “Ver os exemplos das meninas é a prova de que todos conseguem mudar o estilo de vida. Basta querer.”
>> O novo cardápio saudável tem sua cara 

As redes sociais servem para disseminar modas efêmeras, mas também já se mostraram uma ferramenta poderosa para suscitar mudanças profundas no modo de viver. Há duas explicações. A primeira é a força do exemplo, mesmo que inconsciente. Quem vê as fotos imagina que, fazendo o mesmo, terá resultados parecidos. “Isso estimula a ativação das áreas cerebrais ligadas à recompensa e à sensação de prazer”, afirma o neurologista Renato Anghinah, do Hospital Samaritano de São Paulo. “Podemos aproveitar a motivação do inconsciente como uma fagulha inicial de interesse, mas devemos transformá-la numa análise racional do que é bom para nós e o que não vale a pena.”
>> Como montar seu prato 

Quem vê o corpo sarado de Carol Buffara, de 27 anos, nem acredita que ela precisou de inspiração. No ano passado, Carol decidiu se livrar de 5 quilos ao ver as fotos de malhação de Sophia Alckmin, famosa filha do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. “Não há motivação maior que servir de exemplo para as pessoas. Fico muito feliz em saber que ajudo as meninas a adquirir hábitos saudáveis”, diz Sophia. Inspirada em seu ídolo, Carol agora posta no Instagram fotos de sua própria rotina de muita malhação e comida saudável. É uma forma de autoincentivo que contamina positivamente suas seguidoras e vira uma corrente. Sophia inspira Carol, que inspira a arquiteta carioca Gorete Colaço, de 43 anos. Ela diz espelhar sua alimentação na disciplina de Carol. Conta que, antes de colocar qualquer comida na boca, pensa se Carol comeria aquilo. “Se acho que não, paro na hora”, diz. “Consigo acompanhar direitinho o que ela come. Estou vendo os resultados e cada vez fico mais feliz.”
#BORAMALHAR 1. A empresária Carol Buffara em sua rotina de exercícios. Ela perdeu 5 quilos e ganhou 74 mil seguidores. 2. A carioca Gorete Colaço, de 43 anos. Ela espelha sua alimentação nas colegas de Instagram 3. A paranaense Ana Paula Pinheiro, de 25 a (Foto: Reprodução)
Se imitar gente bonita fazendo exercícios e comendo alface fosse suficiente para emagrecer, ninguém sofreria para perder peso. Determinante é o efeito de vigilância recíproca. Depois de se declarar publicamente no #projetoverão, quem tem coragem de postar uma foto com uma taça de sorvete na mão? A blogueira Lalá Noleto, famosa por seus looks do dia e hoje adepta do corpo do dia, diz que não pode sair da dieta nem que queira. “Minhas seguidoras atuam como verdadeiras fiscais”, afirma. Um estudo feito na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, chegou a uma conclusão semelhante. Ele mostrou que, quanto mais os usuários compartilhavam informações sobre seu emagrecimento no microblog Twitter, mais eles perdiam peso. “Pessoas que usam as redes sociais descobrem que são capazes de encontrar outros amigos on-line em busca dos mesmos objetivos”, afirma a pesquisadora americana Gabrielle Turner-McGrievy, que liderou a equipe de cientistas. “Isso é um grande motivador para continuarem na linha.”
>> Jairo Bouer: O que é uma alimentação saudável? 

Há riscos, porém, em copiar treinamento e dietas dos outros. “Essas orientações devem ser individualizadas. Cada um tem necessidades diferentes”, diz a nutricionista Carla Souza, da Universidade Estadual Paulista. Fazer atividades físicas sem orientação de profissionais e avaliação prévia pode não surtir efeito – além de oferecer riscos à saúde. “A série de abdominais da menina do Instagram pode não funcionar em quem curte a foto, porque as características individuais são determinantes”, afirma Katia Rubio, professora da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.
>> O ovo é calórico? Não, e é muito nutritivo 

O segredo é copiar apenas a motivação das malhadoras mais determinadas e aproveitar as dicas para uma #vidasaudável. A designer Gabriela Pugliesi, de 27 anos, dona de hashtags inspiradíssimas como #bocejoubrotouacelulite, percebeu a eficácia do bom humor para motivar seus 125 mil seguidores. Hoje, dedica-se apenas a seu site. A recifense Renata Nunes, de 35 anos, inspira-se nela. “Sempre olho o que a Gabriela posta, para me ajudar a sair do ócio”, diz Renata. Ela conta que pratica corrida para emagrecer e já percebeu o óbvio: na busca pelo corpo perfeito, só uma hashtag poderosa não faz milagres.