segunda-feira, 8 de abril de 2013

O peso do seu hábito



O plano: você muda costumes alimentares sem deixar de comer bem. A meta: manter o corpo sarado e a saúde na boa
Você sempre vai a happy hours? Come sem freios no domingão, o “dia livre” de sua alimentação equilibrada? Curte assistir filme até tarde, mesmo que durma pouco? Fica várias horas na praia sem mastigar? Faz as refeições rápido demais? Nunca resiste as bis da rodada de petiscos? Olho vivo, esses seis hábitos são bombas-relógio: “Aumentam seu peso e o risco de desenvolver doenças como diabetes tipo 2, diverticulite, gastrite e úlcera”, diz Eliane Tagliari, nutricionista da clínica Nutribioforma, em Curitiba. Mas é por um bom motivo que esses comportamentos, comuns no mundo masculino, são destacados aqui: ajudar você a entendê-los melhor para virar o jogo. Veja em quais deles você se reconhece e mude com as soluções fáceis que traçamos junto com especialistas. Mas, muita atenção nessa hora, há um caminho mais eficaz para pôr essa mudança em prática. Pare um momento para pensar e identifique seu pior hábito alimentar. Aí, por uma semana tente eliminá-lo. Na semana seguinte, faça isso com outro ponto fraco seu. Por quê? Temos apenas uma quantidade X de força de vontade, demonstra estudo publicado no periódico europeu Psychology & Health. “Tentar acabar com vários hábitos ruins de uma vez pode ser desastroso: você esgota sua capacidade de força de vontade – o que pesquisadores chamam de ‘autorregulamento’”, explica Kathleen Martin Ginis, autora do estudo e professora de cinesiologia (ciência que estuda os movimentos) da Universidade McMaster (Canadá). Com isso em mente, mande bala: faça os ajustes necessários no seu dia a dia para esticar o prazo de validade do seu shape de verão!
Hábito 1
PULAR REFEIÇÕES OU LANCHES

É ruim, porque: abala sua habilidade de controlar o apetite e também sua força de vontade. “O cérebro, responsável pelos seus comandos de autocontrole, funciona à base de glicose, açúcar que se consegue por meio da alimentação”, afirma Kathleen. Se você desencana do café da manhã, por exemplo, mais tarde não terá energia suficiente para ser comedido diante de uma mesa farta. Ou seja, pular uma refeição faz você um glutão na próxima. “Seu cérebro ‘faminto’ não tem o combustível necessário para manter você na linha, monitorando sua dieta.”
Como mudar: Liz Applegate, diretora de nutrição esportiva na Universidade da Califórnia (EUA), sugere que você divida a quantidade de calorias que tem que consumir por dia (de 1 800 a 2 mil) em dois lanches de 100 a 200 calorias cada um e três refeições com cerca de 500 calorias cada uma (confira no box um cardápio prático para você contemplar isso). Nesse processo, pense “Vou começar uma nova rotina” em vez de “Vou restringir meu menu” – privação leva você a comer em excesso.
Hábito 2
COMER A JATO
É ruim, porque:
 você não se sente tão satisfeito, tem vontade de repetir. Num estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (EUA), alguns homens saudáveis comeram 1 ¼ xícara de sorvete em cinco minutos e outros em 30 minutos. Segundo Alexander Kokkinos, autor da pesquisa, o nível de hormônios que ativam a sensação de saciedade (PYY e GLP-1) estava mais alto entre os homens que saborearam o sorvete em meia hora. “O cérebro demora um tempo para receber esses hormônios. Se nos alimentamos muito rápido, perdemos noção do quanto comemos e ingerimos mais gramas do que deveríamos”, explica Juliana Watanabe, nutricionista da Clínica BKNR, de São Paulo.
Como mudar: mastigue os alimentos 30 vezes antes de engolir. “Isso facilita a digestão e dá mais tempo para o cérebro receber os hormônios da saciedade”, diz Juliana. Aí lembre: você não vai se privar de alimentos, mas simplesmente comê-los mais devagar, saboreando. Tente também um truque do livro The Yoga Body Diet (A Dieta da Ioga), de John Douillard e Kristen Schultz Dollard: inspire enquanto conta lentamente até 5, expire fazendo o mesmo e repita isso de três a cinco vezes antes de comer. Um estudo publicado no Journal of the American Dietetic Association (EUA) mostrou que ioga aumenta sua capacidade de se alimentar com atenção graças a técnicas de respiração.
Hábito 3
IR (MUITO) ALÉM DA CONTA NO DOMINGÃO
É ruim, porque:
 gera problemas que vão além do fim de semana. Num estudo publicado no Journal of Clinical Investigation (EUA), pesquisadores examinaram os efeitos do ácido palmítico na leptina, hormônio que ajuda a regular o apetite. O ácido palmítico é encontrado na gordura saturada, ingrediente geralmente presente em excesso nas refeições “mais liberais” do fim de semana. “Vimos que, em menos de três dias, o ácido palmítico enfraquece, ou bloqueia, a habilidade da leptina de regular ingestão de alimento e peso corporal”, afirma Deborah Clegg, autora do estudo. Sim, exagerar em burgers, fritas, frango à passarinho e afins, de sexta a domingo, pode levar você a comer em excesso também na segunda-feira.
Como mudar: não, você não precisa se privar da pizza ou ser “santo” na dieta também no fim de semana. É só não exagerar na escapada. “Recomendo, no máximo, uma refeição livre na semana”, diz Vanessa Franzen Leite, nutricionista de Porto Alegre. O que seria uma refeição livre? Um prato de 700 ou 800 calorias – em vez das 500 calorias (indicadas no item 1 e no box).
Hábito 4
BIRITAR EM ALTA FREQUÊNCIA
É ruim, porque:
 tomar uma quantidade aparentemente razoável de cerveja – cerca de 2 latas por noite – significa um extra de 2 mil calorias em você por semana, o equivalente à quantidade de calorias que precisa ingerir num dia inteiro. Duas taças de vinho tinto seco por noite redem 1 500 calorias na semana. Um homem de 70 kg tem que correr cerca de três horas para queimar
isso. Outro ponto: “Álcool em excesso diminui força de vontade”, diz Dawn Jackson Blatner, dietista da Associação Dietética Americana. O que leva a pedidos impulsivos de (mais) asinhas de frango, batatas fritas…
Como mudar: não corte, claro, a birita da sua vida. Apenas controle a quantidade que vai beber. Nessa hora, vale saber: vinho geralmente possui menos carboidrato que cerveja, sendo que o branco tem a metade de carboidratos que o tinto – e todos os tipos extrassecos levam vantagem nisso. Se você não abre mão de uma cerva, fique nas loiras de sempre (as escuras são mais calóricas, têm mais álcool e mais carboidrato).
Hábito 5
DEVORAR PETISCOS
É ruim, porque:
 aperitivos costumam ter muito sódio, que é traiçoeiro à saúde. O gosto salgado da pipoca no cinema, das porções no bar ou para acompanhar o futebol, por exemplo, faz você comer mais e mais esses alimentos, que, na maioria das vezes, são hipercalóricos. “Sal em excesso também contribui com o aumento da pressão arterial e sobrecarrega os rins”, explica Juliana. A ingestão diária recomendada de sódio é 5 g — sendo 2 g presentes nos alimentos e 3 g (o que equivale a três minissachês de sal)adicionados neles.
Como mudar: “A vontade de comer sal vai sumindo se você entra numa dieta com pouco sódio”, indica Thomas Moore, diretor do Centro Médico da Universidade de Boston (EUA). Quando estiver preparando um prato, não ponha sal: coloque apenas pitadas dele sobre a receita já pronta. “Sal na superfície do alimento é muito mais perceptível ao paladar.” Então, desse jeito você o utiliza em menor quantidade, ingere menos. Na rua, opte por chips com baixo teor de sódio – há essa informação no rótulo dos produtos.
Hábito 6
ALIMENTAR-SE VENDO TV E ASSISTIR FILME ATÉ TARDE
É ruim, porque:
 você se dá um golpe duplo. Ingere mais calorias do que precisa e sabota a sua arma secreta para perder peso: o sono. Uma pesquisa americana confirmou que quem come em frente à TV consome cerca de 300 calorias a mais do que quem não faz isso. Outro estudo americano descobriu que pessoas que perderam três horas de sono comeram cerca de 200 calorias a mais de petiscos no dia seguinte do que as que dormiram oito horas.
Como mudar: quando for se alimentar, dedique sua atenção só à refeição. Isto é, desligue a TV. Depois, comece a ver o filme, ok. Mas até o horário que permita você dormir bastante – aí, bote seu gravador de DVD para trabalhar. “Vale lembrar que quem dorme bem tem boa produção de leptina e, portanto, mais saciedade e menos fome. Uma noite maldormida já bagunça toda sua produção desse hormônio”, diz Vanessa.
Matéria publicada na Revista Men’s Health de janeiro de 2011.

Peixe é Bom Para Tudo



Comer peixe fortalece o coração, melhora a respiração e a carne é rica em cálcio, fósforo, iodo e vitaminas. Está achando pouco? Tem mais
É provável que você, assim como a maioria dos brasileiros, coma peixe só de vez em quando. Chega a ser curioso: num país com 8 mil quilômetros de costa e milhares de quilômetros de rios, onde há mais de mil espécies de peixes catalogados, a população não costuma comer mais do que 8 quilos de pescados por ano, o que dá mais ou menos umas 40 porções individuais. Pode até parecer bastante, mas é bem menos do que os 12 quilos anuais que a Organização Mundial da Saúde recomenda. E nem sequer chega perto dos cerca de 66 quilos que os japoneses ingerem todo ano. O fato é que até mesmo os países mais afeitos às carnes vermelhas ou às aves, como é nosso caso, já começam a olhar as receitas à base de pescados com outros olhos.
Do ponto de vista nutricional, peixe é um prodígio. Sua carne, rica em cálcio, fósforo, iodo e vitaminas A, B e D, tem em média 20 gramas de proteína por cada 100 gramas. É uma quantidade menor do que a da carne vermelha, que supera 27 gramas, mas com a vantagem de conter muito menos gordura saturada e colesterol. “Quem quiser substituir toda a carne vermelha e de ave por peixe estará perfeitamente nutrido”, aprova o endocrinologista Marcio Mancini, vice-presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
A maior vantagem dos peixes, porém, responsável pela fama de alimento premium que eles conquistaram nos últimos anos, vem da substância ômega-3, um ácido graxo. Curiosamente, trata-se de uma gordura, só que do bem, que incluiu o peixe na categoria de alimentos funcionais – aqueles que trazem benefícios para o organismo. Os peixes não só colaboram para a prevenção de doenças graves como são capazes de ajudar a curá-las.
EVITA INFARTOS
O coração é um dos maiores beneficiados com o consumo de ômega-3, o que vale até para quem é zero-quilômetro e nunca levou puxão de orelha do cardiologista: ele inibe a formação de trombos, processo que precipita a obstrução da artéria e, conseqüentemente, o infarto agudo. “Estudos comprovam que a ingestão de uma quantidade equivalente a dois filés de peixe grandes por semana pode reduzir em duas vezes e meia o risco de morte decorrente de problemas cardiovasculares”, afirma o cardiologista Marcos Knobel, coordenador da unidade coronariana do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Quem sofre de hipertensão leve, segundo Knobel, também sai ganhando. “O ômega-3 ajuda a diminuir a taxa de triglicérides e o nível de colesterol total, além de alterar as membranas das células sangüíneas, tornando o sangue mais fluido e, assim, reduzindo a pressão arterial.” Não é só. Até quem já sofreu ataque cardíaco e se vê obrigado a utilizar medicamentos pode e deve caprichar no consumo de peixe. “Nesse caso, diminui ainda mais o risco de um novo evento.”
O rol de benefícios não termina aqui. De acordo com Jacqueline Alvarez Leite, nutróloga e professora da Universidade Federal de Minas Gerais, o ômega-3 é importante na formação do sistema nervoso central e age na cognição e na função visual. “Estudos experimentais sugerem que ele talvez seja eficaz na prevenção do estresse e até do Alzheimer.”
A RESPIRAÇÃO FICA MELHOR
O aparelho respiratório, acreditam alguns pesquisadores, também seria beneficiado. “Ainda não há confirmação, mas trabalhos já recomendam o consumo de peixe três vezes por semana para o tratamento de asma, bronquite e outras alergias”, conta a nutróloga. Já está achando que o ômega-3 é quase milagroso? Prepare-se porque tem mais. “Pesquisas mostraram que a ingestão de peixes ricos em ômega-3 reduz em três vezes o risco de câncer de próstata. E também que há menor prevalência de diabetes tipo 2 em populações que privilegiam seu consumo”, diz Jacqueline.
Pois bem, motivos não faltam para que o peixe entre de vez no seu prato. Confira as características das espécies de água salgada e de água doce, com dicas de preparo dos professores de gastronomia Marcelo Malta e Márcio Seiji, de São Paulo. Depois veja a seleção de receitas – tem até sanduíche que dispensa o uso do fogão.
As receitas seguem recomendações da nutricionista Heloisa Guarita, da RGNutri Consultoria Nutricional, pois utilizam formas de cocção que preservam os nutrientes dos peixes e não representam um atentado à balança. “Evite o cozimento na panela, que pode deixar até 30% dos minerais na água, ou frituras e empanados, muito calóricos. Opte pelos assados ou grelhados”, ensina. Assar o peixe dentro de uma trouxa de papel-alumínio é ótima alternativa: mantém o sabor e a consistência e evita que ele fique ressecado mesmo com um mínimo de azeite ou outra gordura. Gostou? Então, mãos à obra!
“Gosto de todo tipo de peixe, seja de rio ou de mar. É saboroso e saudável. O mais legal acontece quando dá para pescar, preparar e comer com os amigos”
Humberto Guimarães, 32 anos, administrador
“O peixe é digerido mais rapidamente e é mais leve. No último Natal consegui mudar o cardápio da ceia para peixe assado e moqueca. Todo mundo aprovou”
Marcelo Nogueira, 39 anos, publicitário
Água doce
TRUTA
Apesar da leveza de sua carne tão branca, tem muita gordura – 16 mg de lipídios e 200 calorias por 100 gramas. A compensação está no alto teor de ômega-3, próximo ao do salmão. Quanto ao sabor, é um peixe dos mais delicados, cultivado em águas frias e limpíssimas. Nas peixarias e mercados, você encontra trutas inteiras ou em filés, in natura ou defumadas. Nenhuma delas resiste à panela, prefira o forno ou a grelha.
SAINT-PIERRE
Este peixe, que você encontra de diversas cores, é uma variação da boa e velha tilápia desenvolvida em laboratório. O resultado:um peixe com carne mais clara e quase sem espinhas. Tem 180 calorias e apenas 1,2 mg de lipídios por 100 gramas. Rende boas receitas assadas ou grelhadas. Evite a panela, pois desmancha com facilidade.
TAMBAQUI
Peixe amazônico de sabor exótico, cujo desenho da espinha permite o corte de costeletas bem carnudas que fazem bonito na churrasqueira ou na grelha. Não é dos mais “gordos” – somente 92 calorias por 100 gramas . Um jeito bonito e gostoso de prepará-lo é assado no sal grosso, temperado apenas com azeite e ervas frescas.
TUCUNARÉ
Esta é uma das espécies preferidas dos pescadores de fim de semana. Por isso é mais fácil de ser encontrado nos almoços de família do que nos restaurantes. Tem carne saborosa e pouco calórica – apenas 88 calorias por 100 gramas. Na cozinha, não dá muito trabalho: vai bem nas receitas preparadas na panela, no forno ou na grelha.
Água salgada
LINGUADO
É uma das espécies mais magras, com 87 calorias e 0,5 mg de lipídios por 100 gramas. E a que tem carne mais macia. No fogão, desmancha à toa. Logo, uma péssima escolha para iniciantes. Se você tem traquejo, prefira este peixe grelhado. Só permite corte em filés.
BADEJO
Você já viu muito prato de badejo em restaurante. A razão é simples: tem bom preço, é fácil de achar e de preparar. Esta espécie contém apenas 91 calorias e 1 mg de lipídios por 100 gramas, ou seja, é bem magrinha. A carne de coloração clara se sai bem em qualquer receita.
ATUM
Por muito tempo o brasileiro teve contato só com o atum em conserva. Hoje ele figura nas mesas de muitos restaurantes, especialmente os de cozinha oriental. Com 121 calorias e 0,9 mg de lipídios por 100 gramas, sua carne vermelha – e magra – deve ser servida malpassada.
ROBALO
Peixe nobre que, apesar de caro, é um verdadeiro best-seller. Com 180 calorias e 3,5 mg de lipídios por 100 gramas, sua carne não é das mais magras. E, justamente por isso, é muito saborosa e praticamente livre de espinhas. Vai bem em receitas grelhadas, fritas ou cozidas.
SALMÃO
Bonito, gostoso e saudável, costuma agradar até quem não é muito amigo dos peixes. Sua carne é gordurosa – tem 142 calorias e 5,1 mg de lipídios por 100 gramas – mas é das mais ricas em ômega-3. Na cozinha, impressiona: você consegue belos resultados com receitas bem fáceis.
ANCHOVA
Sua carne escura e macia, quase sem espinhas, tem nada menos que 362 calorias e 33,4 mg de lipídios por 100 gramas. É dos mais gordos! Se quiser preparar em casa, lembre-se de que desmancha com facilidade, portanto faça-o na grelha com a pele para mantê-lo inteiro.

Pequenas mudanças, grandes resultados


Secar as mãos, usar fio dental, passar protetor solar... É comum pisarmos na bola em atividades simples. Fique ligado e proteja sua saúde

Algumas atividades do seu dia a dia são tão comuns que você liga o piloto automático e nem pensa sobre elas. Aliás, você pode até ter a sensação de que precisa se esforçar para conseguir fazer algo errado nesses casos. Falsa impressão. É muito fácil errar em tarefas para lá de simples, como usar fio dental,secar as mãos, aplicar protetor solar, colocar camisinha… Confira nesta reportagem faltas comuns que você pode cometer e que tipo de complicações à saúde pode evitar se mandar ver nos pequenos ajustes que sugerimos. “Realizar simples mudanças nas coisas que você já faz tem um grande impacto na sua saúde de um modo geral”, afirma Ted Epperly, clínico geral americano e consultor da MH dos Estados Unidos.
Usar camisinha
Erro – Deixar ar na ponta do preservativo
Segundo estudo do Instituto Kinsey (EUA), os homens tendem a cometer pelo menos um de dois erros na hora de vestir o preservativo: ou esquecem de deixar o espaço onde o sêmen vai se depositar, ou, quando deixam o espaço, não tiram o ar de dentro dele.
Complicação – Esses enganos podem aumentar muito a chance de ruptura da camisinha. Ou seja, você corre o risco de a parceira engravidar ou de você pegar uma doença sexualmente transmissível.
Corrija – Então, qual é a técnica certa para ela envelopar seu amigão? “Para deixar espaço e remover o ar, use o dedão e o indicador. Aperte a ponta do preservativo enquanto você desenrola-o até a base do seu pênis”, explica Robin Milhausen, sexóloga canadense e autora do estudo.
Aplicar protetor solar
Erro – Lavar as mãos depois
Essa é uma das únicas horas em que os médicos não esperam que você lave as mãos.
Complicação – “Se usar água e sabão depois do filtro solar, você deixa a superfície exposta aos danosos raios UV”, alerta Vanessa Metz, dermatologista do Rio de Janeiro. Os especialistas afirmam que frequentemente vêem mãos com manchas suspeitas (pode ser sinal de melanoma) ou com envelhecimento precoce por conta desse deslize comum.
Corrija - “Nas mãos passe a mesma quantidade de filtro solar que você usaria de hidratante, não lave depois e não se esqueça das unhas”, diz Amy Derick, dermatologista da Universidade Northwestern (EUA). Sim, unhas são células mortas, mas o tecido por baixo é vivo, suscetível ao câncer de pele e precisa ser protegido, segundo estudos da Fundação do Câncer de Pele (EUA).
Limpar a casa
Erro – Pressupor que todos os produtos de limpeza desinfetam Aquele líquido que você borrifa nas janelas pode ser uma ótima para deixar o vidro com uma aparência de limpo, mas pode ser completamente inútil como desinfetante.
“Há diferença entre produtos de limpeza e produtos que desinfetam, que devem eliminar microorganismos”, explica Roberto Martins Figueiredo, biomédico de São Paulo.
Complicação - “Se você usar um produto de limpeza não desinfetante, corre o risco de não matar as bactérias e, com o pano, contaminar outras superfícies”, diz Figueiredo. Aí, você pode sofrer com infecções.
Corrija - Examine o rótulo e procure estas indicações: desifentante, microbicida ou bactericida. Ao limpar, dê um tempo entre borrifar e espalhar o produto. Demora de 30 a 90 segundos para um desinfetante agir.
Tomar banho
Erro - Ir para o chuveiro e se ensaboar várias vezes ao dia
Sabonete e esfregação em excesso podem remover os óleos naturais da camada externa da pele
Complicação - “Essa camada é essencial para reter a umidade e a hidratação”, diz Vanessa.
Corrija - Tome só um banho com sabonete por dia – e mantenha a água morna e o tempo em, no máximo, 10 minutos. Se estiver com calor ou suado e quiser um banho extra, prefira apenas uma ducha e use sabonete apenas nas partes íntimas e axilas. Como enxugar vigorosamente com a toalha também pode ressecar a pele, utilize uma feita de tecido macio e não a esfregue no corpo. Apenas encoste-a na pele.
Limpar lentes de contato
Erro - Completar a solução
Se você nunca trocar o óleo do carro e apenas completar, sabe o que acontece, certo? O motor fica sujo. É o mesmo que rola com o soro das lentes de contato.
Complicação – Em estudo da Universidade do Texas (EUA), 90% dos participantes disseram acreditar que usar solução fresca significava apenas acrescentar gotas a mais à que já está no estojo da lente. Mas a solução que está no estojo perde o poder desinfetante, e isso segundo a Agência de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA) pode aumentar o risco de infecções e danos à visão.
Corrija - Limpe, enxague e seque o estojo cada vez que retirar as lentes dele. Daí volte a encher com solução fresca. “Parece exagero, mas é mesmo o melhor”, diz Paulo Camiz, médico e docente da Universidade de São Paulo (USP).
Tentar fazer um bebê
Erro - Usar o lubrificante vaginal de sempre
Vocês planejam a gravidez. Para dar certo, fazem as contas e marcam no calendário de fertilidade dela as noites em que vai rolar sexo. Mas, para sua parceira, transar com hora marcada pode ser broxante. “Três em cada quatro mulheres reclamam da diminuição da lubrificação vaginal quando tentam engravidar”, diz Ashok Agarwal, diretor de pesquisa do centro de medicina reprodutiva da Clínica Cleveland (EUA). Aí, você pensa no óbvio: lubrificante. Mas isso pode atrapalhar os planos do casal.
Complicação – “Alguns lubrificantes vaginais podem causar alterações no pH da vagina e agir como espermicidas”, adverte o especialista.
Corrija - O melhor é, na hora da compra, procurar indicações no rótulo de que o produto é indicado para o uso de quem está tentando engravidar.
Sentar na privada
Erro - Manter os joelhos na mesma altura do quadril
Mesmo que você coma legal e seja fã de alimentos ricos em fibras, pode ser que tenha que fazer força no banheiro. Aí é possível que o problema seja a privada.
Complicação – A maioria dos vasos sanitários são produzidos para ter uma altura confortável – significa que, quando você senta, os joelhos ficam na mesma altura que o quadril. “Essa posição cria uma dobra no seu canal retal e atrapalha o trânsito das fezes.
Corrija - Na posição para fazer coco natural entre nossos ancestrais, de cócoras (traseiro abaixo dos joelhos), o canal retal fica reto, minimizando o esforço”, diz Dov Sikirov, médico de Israel. Para endireitar o canal, use um apoio com cerca de 10 centímetros de altura debaixo dos pés. Sikirov afirma que quem experimenta a tática faz menos força que quando se senta normalmente no vaso.
Aliviar a dor nas costas
Erro - Vegetar no sofá
Ficar esparramado em frente à TV durante o fim de semana todo não vai curar a dor.
Complicação - “Ficar deitado por muito tempo é uma das piores coisas que você pode fazer para a dor lombar”, diz Carmen Pichard-Encina, professora assistente de ortopedia da faculdade de medicina Johns Hopkins (EUA). “Isso aumenta a rigidez dos músculos das suas costas. Com o passar do tempo, a inatividade também pode fazer com que esses músculos enfraqueçam, tornando-os ainda mais propensos a lesões e à dor”, explica.
Corrija - Mas isso não significa que você deva fazer exercícios como se tudo estivesse bem. “Opte por atividades de baixo impacto, como caminhar ou nadar, que ajudam a relaxar a rigidez muscular, sem piorar a lesão”, aconselha Camiz. E se mesmo essas atividades forem intoleráveis ou se a dor não diminuir em cinco a sete dias, procure um especialista.
Limpar uma ferida
Erro - Usar água oxigenada para desinfetar
O alvejante de lavar roupas é um poderoso desinfetante, mas você não usa aquele troço para limpar um corte, certo? No entanto, muitos de nós usamos outro alvejante, chamado peróxido de hidrogênio (ou água oxigenada), sem perceber que se, por um lado, ele mata germes, por outro, também danifica a nossa pele.
Complicação - “O peróxido de hidrogênio reduz o número de fibroblasto, tipo de célula que é fundamental para a limpeza e a reparação do tecido danificado”, diz David Bar-Or, diretor do Centro Médico Sueco do Colorado (EUA) e autor de estudo sobre a água oxigenada.
Corrija - Quando se machucar, limpe a ferida com água e sabão, aplique um creme à base de vaselin e cubra com uma atadura adesiva. A vaselina cria um ambiente úmido, que promove a cura de ferimentos menores, segundo pesquisadores alemães.
Usar fio dental
Erro - Passar o fio somente antes de escovar os dentes
Desde criança você aprendeu que usar fio dental ajuda a retirar partículas de alimentos presas entre os dentes, certo? Mas os benefícios desse hábito não tem a ver apenas com sumir com o pedaço de alface do seu sorriso. Ele também ajuda a limar resíduos que você não pode ver.
Complicação - “Passar fio dental pode ser uma boa maneira de remover os detritos microscópicos depois que você retirou partículas maiores com a escova”, diz Jennifer Jablow doutora em cirurgia dental americana. Se usá-lo apenas antes da escovação, isso não vai acontecer.
Corrija - Depois de escovar, cuspa o excesso de pasta, mas não enxague a boca. Aí, use de novo o fio dental. “Isso ajuda a transferir o flúor da pasta para as frestas entre os dentes e aumenta a ação dele contra bactérias”, diz Kenneth Young, dentista americano e consultor da MH dos Estados Unidos.
Secar as mãos
Erro - Deixar de usar toalha de papel
Esfregar as mãos debaixo de um secador com jato de ar pode aumentar a presença de bactérias na sua pele em até 45%, segundo estudo publicado no Journal of Applied Microbiology (EUA).
Complicação - “A maioria dos secadores suga o ar do banheiro cheio de micro-organismos e depois o expele concentrado nas suas mãos”, diz Keith Redway, microbiólogo da Universidade de Westminster (Inglaterra). Outro problema: esfregar uma mão na outra pode fazer com que bactérias entrem em seus poros. Você lava as mãos e depois encosta nos alimentos ou olhos. Aí, pode contaminar-se
Corrija - A melhor aposta ainda é o papel, que reduz o nível de micróbios nas mãos em 60%.

É possível aumentar o pênis?


Sexóloga Vanessa de Oliveira mostra algumas técnicas para seu pênis ficar "aparentemente" maior

Aumento peniano é possível?
O maior número de perguntas que chega na PLAYBOY é “como faço para meu pêniscrescer”? A verdade é que não existe uma forma concreta de deixá-lo maior, mas, com alguns truques, é possível deixá-lo mais “robusto”. Para minimizar suas dúvidas, convidamos a sexóloga e escritora Vanessa de Oliveira* para explicar as técnicas.
Bombando na camaHá as bombas de aumento peniano que vendem em Sex shop e pela internet, que podem sim lhe auxiliar, mas não da maneira como você pensa ou que acredito que você queira. Colocar seu pênis em um compartimento à vácuo não vai fazê-lo crescer 10 centímetros, mas vai aumentar a vascularização do pênis. Ou seja, os vasos sanguíneos irão se ramificar mais e o tecido cavernoso ampliar-se. Portanto, na hora da ereção, ele ficará mais cheio de sangue e parecerá mais entumecido e com maior volume, mas não necessariamente maior em extensão quando o pênis estiver flácido.
Se você exagerar na dose poderá danificar o tecido. Há uma medida considerada segura, cerca de 20 minuto, durante três dias da semana.  Portanto, não faça loucuras bombeando compulsivamente.
Solução natural
Outra dica para auxiliar o bom funcionamento do pênis é tomar Tribulus Terrestres, que estimula a produção de testosterona. Essa erva, que pode ser encontrada em forma de extrato ou pó, provoca uma melhor capacidade de ereção.  O pênis parecerá mais volumoso devido ao irrigamento sanguíneo e também produzirá inclusive mais esperma. Antes de ingerir, entretanto, é aconselhável consultar um urologista, para saber se essa dose extra de hormônios pode prejudicá-lo de alguma forma.
Largue a tortaHá uma dica bem legal para aumentar o pênis para aqueles que são gordinhos:emagrecer. O púbis acumula gordura, que acaba encobrindo a base do pênis. Se você perder um quilos, também vai conseguir ver ele por cima da barriga.
Resolução inversa
Quem não é gordinho, não deseja fazer exercícios para aumentar o pênis nem usar bomba peniana, pode tentar o  gel adstringente. Ele é um lubrificante íntimo vaginal, encontrado em qualquer sex shop, que diminui o canal da vagina da mulher. Esse aparato deixa a sua parceira tão estreita, a ponto de você pensar que ela voltou a ser virgem.
*Vanessa de Oliveira é escritora do livro “100 Segredos de Uma Garota de Programa” , consultora da Revista Playboy,  sexóloga do programa Mulheres.

Faltou tesão?



Pode ser que seu corpo produza menos testosterona que o desejado. A partir dos 50 anos, os homens também são afetados pela baixa de hormônios e podem precisar de reposição
Cansaço, insônia, perda da libido e suores noturnos. Esses sintomas podem indicar que seu corpo não está produzindo testosterona o suficiente. Assim como ocorre com as mulheres durante a menopausa, o ritmo de produção dos hormônios masculinos também diminui, embora de forma mais gradual do que com elas, a partir dos 50 anos. É a andropausa, chamada clinicamente de Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (Daem). Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, cerca de um quarto dos homens com essa idade ou mais sofrerão uma queda mais acentuada, a ponto de afetar as suas vidas. “O grande sintoma é a falta de desejo sexual”, diz.
Exames de sangue podem diagnosticar a deficiência de testosterona. O tratamento inclui pomadas ou injeções a cada três meses, dependendo da quantidade de hormônio a ser reposta. O empresário Boris Gmaspini Iori, 56 anos, toma injeções com hormônio desde os 50 anos. “Iniciar o tratamento foi como rejuvenescer. Eu me sinto mais forte e mais disposto para as atividades do dia a dia”, diz. De acordo com o urologista Jorge Hallack, especialista em andrologia, a reposição, quando aplicada corretamente, não causa qualquer dano ou tem efeito colateral.
Porém, ele alerta para o uso inadequado que vem sendo feito. Qualquer reposição hormonal, incluindo aplicações de testosterona, não é recomendada para pessoas saudáveis que desejem aumentar sua resistência física ou ganhar massa muscular, algo bastante comum em academias ou entre atletas. Essa prática é arriscada e pode resultar em danos ao organismo. Quando em excesso, a testosterona costuma provocar crescimento das mamas, irritabilidade e agressividade, entre outros efeitos. “O hormônio deve ser apenas reposto, nunca superar os níveis normais”, diz Hallack.
Uma das maneiras de retardar o desequilíbrio hormonal é manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos frequentemente. Cigarro, bebida e drogas também são grandes inimigos da saúde dos testículos, responsáveis pela produção do hormônio. Além do envelhecimento, outras doenças podem desencadear a deficiência de testosterona, como obesidade, diabetes e alterações nos testículos. Em todos esses casos, aconselha-se a reposição.

As cinco doenças sexuais mais comuns


As doenças sexuais mais comuns entre homens e como tratá-las


A Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte divulgou, recentemente, o resultado de um estudo relacionado com as principais questões sexuais masculinas. Veja quais são e as opções de tratamento.
Disfunção erétil
Mais conhecida como impotência, a disfunção erétil é a incapacidade de ter ou manter a ereção. Segundo o estudo, a questão é ampla, já que para sustentar uma ereção é preciso um bom fluxo sanguíneo. Assim, a impotência pode ser um sinal importante de doenças cardíacas ou vasculares. O estudo mostra que a grande maioria de homens que passam por eventos cardíacos relatam sofrer de disfunção erétil por três a cinco anos.
 Síndrome de Déficit de Testosterona
Também conhecida como hipogonadismo (ou diminuição da função dos testículos), o déficit de testosterona afeta não só a vida sexual como, também, os ossos, o nível de energia, a força dos músculos e até o humor. O médico deve recomendar um exame para verificar o nível de testosterona e, se for o caso, realizar tratamento de reposição do hormônio. Alguns homens com níveis baixos de testosterona não apresentam nenhum tipo de sintoma.
Doença de Peyronie
Envolve o estreitamento ou a curvatura do pênis. Se pronunciada, pode provocar dores e até impedir a relação sexual. É uma deformação, provocada por uma cicatriza nodosa no tecido, que se manifesta como uma espécie de caroço sólido, frequentemente na parte superior do pênis. Pode ser corrigido com cirurgia ou outros tratamentos alternativos.
Priapismo
Há homens cujas ereções podem durar até quatro horas seguidas e nos casos em que se prolongam por mais tempo, podem provocar danos ao pênis. O tratamento procura drenar o excesso de sangue local.
Disfunção da ejaculação
Esse é o tipo mais comum dos problemas sexuais: ejaculação precoce — caracterizada pela ejaculação em até dois minutos após a estimulação sexual. Um terço dos homens sofre ou já sofreram o problema. Segundo o estudo, esse problema é mais comum em homens abaixo dos 40 anos. Hoje, já existem antidepressivos que ajudam na solução do problema.

A vida aos 50 anos



Como se preparar para ter tudo no lugar com a maturidade. Carreira, sexo, família e vida social
Não faz muito tempo que, quando o sujeito chegava aos 50 anos, já era considerado um velho, com direito a aposentadoria, impotência sexual, jogo de bocha, passeios com associações de auxílio aos idosos e tardes no parquinho com os netos.
Isso tudo mudou. Não só pelo aumento da média de vida no Brasil e no mundo (há um século, era próximo de 50 anos. Hoje é acima de 74 anos). Mas também pela simples constatação de que um homem aos 50 apenas começando a sua maturidade.
Não, a vida não começa aos 40 e muito menos aos 50. Mas a verdade que está por trás desta crença é a capacidade de aproveitar a vida em seus aspectos mais interessantes, o que é um privilégio dos cinquentões. Entenda esse conceito item por item:
Profissão
Depois de meio século de vida e algumas décadas de trabalho, o sujeito normalmente se defronta com duas verdades: 1- Não há mais carreira para ele; 2- E quem quer uma carreira a essas alturas? O trabalho é importante, nesse momento, como uma expressão das suas qualidades, experiências e até da sua própria alma. Por isso, não há preocupação de ocupar cargos com nomes pomposos. Claro que o trabalho também continua sendo importante para pagar contas, ainda mais que a aposentadoria é sempre uma perspectiva modesta e incerta. Além disso, perde-se totalmente a competitividade dos outros anos. Não interessa o que o outro fez ou faz: ele nunca será você. E vice-versa.
Sexo e relacionamentos
Essa é um mito. Mas só para os homens que não fizeram ainda 50 anos ou para as mulheres, que não usufruíram a companhia destes coroas. Claro que há mudanças — algumas para pior, outras para melhor. A potência diminuiu um pouco, sem dúvida, mas a libido não. Para alguns, até aumenta, fruto da própria vontade de viver plenamente. Sexo é o resultado deste estado espírito.
Família
Ao longo dos 30 e até 40 anos, há uma natural concentração na própria família, ou seja, nos filhos. Eles provavelmente são pequenos ou adolescentes e solicitam muita atenção. Aos 50 provavelmente estão crescidos, mas mesmo que não estejam, o cinquentão já entendeu que família não é apenas criar filhos. É uma ampla rede articulada que mantem a sua estrutura emocional. Aos 50 anos, a família ganha mais importância e há um leve e saboroso resgate dessas emoções.
Sociedade
Aos 50 anos o seu nível de tolerância começa a mudar radicalmente. Você não aceita pessoas, grupos ou atividades dos quais você nunca gostou e exclui de sua vida. Mas há uma tolerância maior com os indivíduos — uma compreensão mais ampla do que são as pessoas, de suas fraquezas e qualidades. Por isso, os cinquentões se relacionam facilmente com todos os tipos de gente, independentemente do extrato social.
Saúde
Sim, com certeza aos 50 anos os riscos são maiores. Alguns, infelizmente, chegam nessa idade com doenças crônicas ou graves. Mas não todos — aliás, apenas uma minoria. É possível ter boa saúde aos 50 anos mesmo tendo um passado de fumante, de stress, de balada ou de maus tratos. O importante é ficar ligado nos riscos mais comuns de doenças que ocorrem nessa idade e procurar se cuidar. Por que, afinal, como prega o dito popular, “saúde é tudo”.