Autor de "50 maratonas em 50 dias", o americano Dean Karnazes costuma revolucionar o mundo da corrida. Em sua coluna no site Runners, ele não faz por menos e traz um interessante estudo que afirma que o melhor momento para correr durante o dia é no fim de tarde, devido ao nosso relógio biológico (que controla nosso sono, fome...), uma vez que o organismo já teria se ajustado ao longo do dia. Porém, a pesquisa foi feita com ratos e não há como compravar se nos humanos o efeito é o mesmo.
A pesquisa foi feita por cientistas da Universidade da Califórnia e surpreenderam o próprio Dean, que pensava que o melhor momento para treinar seria pela manhã, pois isso acelerava o metabolismo. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após observarem que os ratos que corriam mais tarde produziam mais proteínas dentro das células específicas ligadas ao relógio biológico e as bombeavam de forma mais eficiente para o resto do corpo do que os que corriam no início do dia.
Os pesquisadores também observaram que os ratos saudáveis em atividade física depois das 23h (horário equivalente em relação aos padrões do ser humano) desenvolveram interrupções significativas no seu ritmo circadiano e entre outros efeitos, dormiam mal. Portanto, não seria aconselhável correr tarde da noite.
*postado por Victor Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário