“O homem é mais negligente com a saúde do que a mulher”, a afirmação é do urologista Ricardo Tuma, do departamento de Uru Oncologia da Sociedade Brasileira de Urologia, que está em Teresina participando do Congresso Norte/Nordeste de Urologia, que acontece até sábado(09) no Blue Tre Rio Poty.
Segundo o médico, os homens vivem de 8 a 9 anos a menos que a mulher, por não dá atenção devida à sua saúde. Entre as atenções básicas que o homem deve ter é com: o envelhecimento, o câncer de próstata e as disfunções sexuais. “As mulheres têm o ginecologista que é visitado regularmente. O homem já não usa o urologista como seu médico”, alertou.
Ele orienta que os homens que possuem casos de câncer de próstata na família, devem procurar o urologista um pouco mais cedo do que o normal, entre os 40 e 45 anos. Mas, caso não haja, o exame de próstata deve começar a ser feito a partir dos 45 anos.
“descobrindo na fase inicial, a chance de cura pode de 90 a 98%. Mas, na fase mais avançada as medidas serão apenas paliativas, por isso é importante fazer o exame, que tem enfrentado menos preconceito”, afirmou o urologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário