sábado, 25 de agosto de 2012

Óleo de peixe previne envelhecimento precoce e protege pacientes depois do infarto.


Óleo de peixe previne envelhecimento precoce e protege pacientes depois do infarto.


CHICAGO - Uma dieta rica em ácido graxos ômega-3 parece ser a nova fonte da juventude. A hipótese foi levantada por cientistas americanos da Universidade da Califórnia, ao descobrirem que esse nutriente ajuda a proteger o DNA de pacientes cardíacos. Este efeito talvez explique porque o óleo de peixes como salmão, atum e sardinha é tão benéfico.

Estudos anteriores já demonstraram que esse nutriente é bom para o coração e o cérebro, prevenindo inúmeras doenças, até mesmo alguns tipos de cânceres. No estudo coordenado por Ramin Farzaneh-Far, publicado na revista da Associação Médica Americana, os autores concluíram que pacientes que sofrem infarto e consomem óleo de peixe rico em ômega 3 diminuem seu risco para um novo ataque cardíaco e outros problemas cardiovasculares.
- Ainda não está claro por que o óleo de peixe é bom para o coração. Para tentar saber isso, decidimos analisar um novo mecanismo pelo qual os ácidos graxos ômega-3 funcionam - disse Farzaneh-Far.
Os cientistas resolveram se concentrar no comprimento dos telômeros (espécie de marcadores da idade biológica) dos cromossomos. Quando as pontas dos telômeros se desgastam ou são reduzidas, pode ocorrer envelhecimento prematuro ou câncer. Farzaneh-Far e seus colegas mediram o comprimento dos telômeros nas células do sangue em 608 pacientes que tiveram um infarto, para saber se havia alguma relação entre os níveis de ácidos graxos ômega-3 e alteração no comprimento dos telômeros.
- Encontramos uma associação clara de que aumentar os níveis de ômega-3 diminui a taxa de envelhecimento biológico - disse Farzaneh-Far. - Os pacientes com os maiores níveis de ácidos graxos ômega-3 apresentaram telômeros maiores.
Uma explicação é que os ácidos graxos ômega-3 combatem o estresse oxidativo, uma reação química que ataca as células e os telômeros. Outra hipótese é que o ômega-3 aumente a produção da telomerase, uma enzima que prolonga e repara os telômeros danificados.
Nenhum dos pacientes tomou suplementos de óleo de peixe e não ficou clara qual foi a quantidade necessária para produzir o efeito protetor. O óleo de peixes de água profunda e fria é a principal fonte de ômega-3, mas esse tipo gordura também é encontrada na semente de linhaça e em algumas verduras.

Um comentário:

  1. Realmente, acredito nesta informação, gostaria de saber se o óleo de fígado de bacalhau é indicado?

    ResponderExcluir