terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Stress no trabalho dobra o risco de diabetes em mulheres



Ocupar cargos de baixa hierarquia também está associado à doença, que se favorece com mudanças na alimentação e distúrbios hormonais e imunológicos

Insônia afeta produtividade do trabalhador americano e custa 252,7 dias de trabalho ao país
Trabalho: ambientes estressantes elevam risco de diabetes (ThinkStock)
Mulheres que sofrem stress em seu local de trabalho e que ocupam cargos de baixa hierarquia correm um risco duas vezes maior de desenvolver diabetes do que as que não sofrem pressão profissional, segundo um estudo publicado esta semana no periódico Occupational Medicine. De acordo com Peter Smith, um dos autores do da pesquisa, as mulheres, diferente dos homens, costumam reagir ao stress comendo mais produtos com açúcar e gordura, o que eleva o risco da doença.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: The psychosocial work environment and incident diabetes in Ontario, Canada

Onde foi divulgada: periódico Occupational Medicine

Quem fez: Peter Smith e Richard Glaizer

Instituição: Instituto de Pesquisas sobre Trabalho e Saúde e Instituto de Ciência Clínica Avaliativa, Canadá

Dados de amostragem: 7.443 pessoas em atividade

Resultado: Mulheres que sofrem stress no trabalho têm o dobro de chances de terem diabetes do que as outras. Isso se deve a mudanças na alimentação (elas comem mais gorduras e açúcar), no estilo de vida (mais sedentário) e em mudanças hormonais e imunológicas
O estudo, feito no Instituto de Pesquisas sobre Trabalho e Saúde (IWH, na sigla em inglês) e no Instituto de Ciência Clínica Avaliativa (ICES, na sigla em inglês), ambos no Canadá, mostrou uma relação entre o grau de autonomia no trabalho e a incidência de diabetes na população feminina, como destacaram os autores no artigo. Ao todo, foram acompanhadas 7.443 pessoas em atividade durante nove anos. Os cientistas descobriram que a proporção de casos de diabetes devido ao stress profissional entre as mulheres foi de 19%. Esta cifra é superior às relacionadas com o tabagismo, a bebida, a atividade física ou o nível de consumo de frutas e verduras, mas menor que o risco representado pela obesidade.
Segundo os pesquisadores, outros motivos além da alimentação inadequada e do pouco gasto calórico explicam essa relação entre stress no trabalho e diabetes. Eles explicam que a doença se favorece por perturbações geradas no sistema neuroendocrinológico e no sistema imunológico, que provocam maior produção de hormônios como o cortisol e a adrenalina. A pesquisa não identificou, no entanto, a mesma relação entre os homens. De acordo com Smith, eles reagem de forma diferente ao stresse tanto no plano hormonal quanto nos hábitos de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário