terça-feira, 25 de dezembro de 2012

7 ALIMENTOS PARA TURBINAR SUA SAÚDE



































































































































































































A famosa Castanha do Pará não pode ficar de fora do seu prato.Credito: Shutterstock

Uma alimentação saudável é baseada na inclusão de todos os grupos alimentares ( sempre de forma balanceada) na dieta diária. Os grupos são: os cereais, os vegetais, as frutas, leite e derivados, carnes e derivados, oleaginosas, leguminosas, óleos e gorduras e os doces e açúcares. Dentre esses grupos alimentares podemos destacar os 7 alimentos que não podem faltar na dieta de um Homem Feito. Confira:
1-Cereais integrais: os cereais como a aveia, a quinoa e o farelo de trigo são importantes fontes de fibras na dieta e devem compor a alimentação diária masculina, pois ajudam na regulação intestinal, a manter o transito intestinal regular e como resultado; uma pele mais saudável. Além de auxiliar em dietas de emagrecimento por aumentarem a saciedade.
2-Abacate: o abacate é uma fruta com alto teor de gordura e muitas vezes é excluído da dieta, mas é importante lembrar que a gordura presente no abacate é uma gordura boa, de origem vegetal e que auxilia tanto na redução do colesterol ruim quanto no aumento do colesterol bom, além de ser uma boa fonte de vitamina E. A indicação de uso é de 02 colheres de sopa por dia, mais que isso pode deixar a dieta muito calórica.
3-Leite fermentado: esse alimento é rico em lactobacillus; os lactobacillus são microorganismos vivos que exercem um papel fundamental na flora intestinal, em pesquisa recente realizado no México, estudiosos constataram que o leite fermentado é capaz da afastar a gastrite e manter o estômago saudável, favorecendo assim melhor qualidade de vida para quem sofre da moléstia. Os iogurtes fermentados com lactobacillus também proporcionam o benefício.
4-Castanhas: apenas 01 castanha do Pará por dia é o necessário para suprir as necessidades de selênio da dieta. Esse mineral é conhecido por retardar o envelhecimento da pele, mas não para por aí:a castanha ainda possui boas fontes de magnésio que auxiliam na contração muscular e Omega 3, que auxilia na memória e sistema imunológico.
5-Vinho tinto seco: assim como o abacate, o vinho tinto seco é um poderoso aliado do coração. Muitos estudos já comprovaram a eficácia do resveratrol (substância bioativa encontrada no vinho) na proteção contra a aterosclerose (obstrução de vasos sanguíneos) e longevidade dos mesmos. Basta um cálice de 100 ml por dia para obter tal benefício.
6-Tomate: especialmente o molho de tomate é rico em licopeno, um fitoquímico capaz de proteger contra o aparecimento do câncer de próstata. Seu suco é considerado um supressor natural do apetite. O licopeno pode ser encontrado também outros alimentos como a melância, caqui, goiaba e mamão.  A recomendação de uso é de 02 colheres de sopa de molho de tomate por dia.
7-Sardinha: peixe encontrado em grande quantidade no litoral brasileiro, é rico  em magnésio, ferro e selênio, além de conter substâncias com ação anticancerígena e altas concentrações de Omega 3, um tipo de gordura boa essencial para o funcionamento do cérebro, coração e para a redução da pressão arterial. Outros peixes que possuem propriedades semelhantes é o salmão e o atum.
Todos alimentos citados podem fazer parte da alimentação diária, lembrando que o consumo deve ser moderado, pois uma pequena porção já proporciona os benefícios relatados.
Eliana Santini - Nutricionista especialista em atividade física e suas bases nutricionais. Mestranda em Biociências pela Faculdade de Nutrição da UFMT e pesquisadora do Núcleo de Aptidão Física, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde / UFMT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário