domingo, 6 de janeiro de 2013

Os extrovertidos vivem mais.



A busca do elixir da juventude é inútil, mas a perspetiva de viver mais de 90 anos é perfeitamente real. Foi esta a opinião que Vladimir Chabalin, diretor do Centro Russo de Gerontologia manifestou na entrevista à Voz da Rússia. Ao observar as pessoas que ultrapassaram a idade de 90 anos, – consideradas longevas, – os especialistas do Centro chegaram à conclusão de que a maioria delas são extrovertidas, isto é, pessoas psicologicamente estáveis e abertas.
As pessoas começam a envelhecer quase imediatamente depois de vir ao mundo. Note-se que o processo atinge a rapidez máxima precisamente na primeira infância, pois o metabolismo é mais intenso na primeira infância do que em outros períodos de vida. À medida que a pessoa avança na idade este processo se torna mais lento, mas ocorrem também falhas, explica o diretor do Centro Científico Russo de Gerontologia, Vladimir Chabalin.
Por que motivo a pessoa começa a envelhecer rapidamente em caso de doenças? É porque o processo de metabolismo se torna mais rápido. Subiu a temperatura do corpo – o metabolismo torna-se mais rápido. Existe o envelhecimento fisiológico, existe também o envelhecimento patológico. Devemos fazer os possíveis por retardar o envelhecimento patológico e eliminar este processo por completo. É este o objetivo da medicina. Quanto ao envelhecimento fisiológico, este é a base da vida, pois a pessoa humana pode se desenvolver somente através do envelhecimento. Toda a natureza viva pode se desenvolver somente através do envelhecimento. Este é um processo biológico fundamental.
No entanto, as pessoas sonham com a juventude eterna, sonham com um comprimido miraculoso que afaste ou, inclusive, elimine totalmente a velhice. Os especialistas estão empenhados em semelhantes buscas já há várias décadas. Surgiram remédios que contêm moléculas especiais, chamadas coenzymes, que ajudam a pessoa a humana a permanecer jovem por mais tempo. Existem também outras pesquisas relacionadas ao rejuvenescimento. Todas elas têm como base o fato cientificamente comprovado de que uma pessoa humana é programada para 150 anos de vida. Mas isso é possível somente em condições ideais, que na realidade não existem, afirma Vladimir Chabalin.
Para viver muito tempo e sentir-se jovem e saudável é preciso controlar a alimentação, o sono e a carga física. A alimentação correta proporciona o conjunto de substâncias químicas que não podem ser substituídas por nenhum preparado artificial. E, se a pessoa leva uma vida ativa, pratica algum esporte, os alimentos serão bem assimilados e os músculos e os ossos irão conservar por muito tempo a sua força e resistência. É preciso também dormir bem e o sono deve ser profundo. Uma pessoa que sofre de insônia, jamais será longeva. Mas o mais importante, opina o especialista, é o estado psíquico da pessoa. Ao observar no Instituto de Gerontologia as pessoas que ultrapassaram a casa dos noventa, – e em Moscou há 40 000 pessoas nesta idade, – os cientistas chegaram à conclusão de que os longevos pertencem a um determinado tipo psíquico, prossegue Vladimir Chabalin.
São pessoas psicologicamente estáveis. Estão interessadas não somente nos seus problemas internos: são pessoas de vastos horizontes – estão preocupadas com o estado da sociedade, com a política, – tanto mundial, como a política interna do seu país. Estão preocupadas com os seus próximos, com a sua família. Portanto, não são introvertidas, mas, sim, extrovertidas. São pessoas abertas, não voltadas para dentro de si.
Certamente, não se pode elevar um certo fator à categoria de absoluto, assevera o cientista. Além disso, cada pessoa é um indivíduo diferente. Qualquer um de nós tem o seu programa genético para cada célula ou órgão. Cada um envelhece em conformidade com o seu cronograma individual, ressalta o gerontologista, mas todas as pessoas podem otimizar este cronograma.


Read more: http://coisadevelho.com.br/?p=5763#ixzz2HETqlR20

Nenhum comentário:

Postar um comentário