domingo, 6 de janeiro de 2013

Em busca de vida saudável, idosos invadem academias



Em busca de mais saúde, qualidade de vida e amigos, os idosos começam a invadir um espaço onde antes era mais comum encontrar jovens preocupados com a aparência.
De acordo com o gerente técnico da Cia Athletica, Wilmar Villas, a participação dos idosos nas academias aumentou 40% nos últimos cinco anos. “A participação deles cresceu muito, mas ainda há espaço. A procura tende a aumentar”, afirma Villas.
Atentas, as academias se preparam para atender esse novo público: estão contratando profissionais especializados e investindo em exames preventivos para evitar problemas.
Um desses profissionais é o personal trainer Beto Fernandes, que alerta sobre os cuidado a serem tomados. “Todas as pessoas deveriam fazer check-ups antes de fazer exercícios. Principalmente os idosos, que têm a saúde mais frágil”, diz Fernandes.
Segundo os professores, os idosos são mais persistentes que os jovens na hora de manter a forma. “Eles são o público mais fiel. No momento em que começam a perceber os benefícios, a frequência aumenta”, diz a professora da Competition Kety Zazzataro.
Um exemplo desse novo aluno é o aposentado Ademar Ravagnani, de 71 anos, que vai à academia cinco vezes por semana. Ele conta que, antes de começar a fazer exercícios, não tinha flexibilidade nem para se sentar. Seis anos depois, o cenário mudou: “Apesar de ter mais idade, estou melhor. Hoje, se eu ficar uma semana sem exercícios, sinto falta”.
Villas explica que, para a terceira idade, o que importa é manter a independência e a autonomia. “Eles querem conseguir ir ao supermercado e carregar sozinhos as sacolas de compras.”


Read more: http://coisadevelho.com.br/?p=1738#ixzz2HEVc9Fih

Nenhum comentário:

Postar um comentário