domingo, 6 de janeiro de 2013

Atletas depois de 60 anos têm uma vida saudável



Manaus - Nadar, correr e praticar vôlei, basquete e futebol há muito tempo deixaram de ser atividades exclusivas para jovens. Hoje, com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, muitas pessoas com mais de 60 anos se descobriram verdadeiros atletas da terceira idade. E muitos se quer tinham entrado antes em uma academia.
Este é o caso da aposentada Maria  dos Passos, 70 anos, que aprendeu a nadar há um ano, quando começou a fazer parte do programa Idoso Feliz Participa Sempre, desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). “Passei a vida toda em função dos filhos e dos netos e nunca tive tempo para mim. Hoje, com todos criados, decidi realizar o sonho de aprender a nadar e me tornar uma ‘atleta da terceira idade’”, disse.
Ela é uma dos cerca de cem atletas que participaram  esta semana dos Jogos da Amizade Experiente, realizados pelo Idoso Feliz, com o objetivo de motivar a prática da educação física e promover a socialização entre os idosos participantes do programa.
Segundo a professora de Educação Física do Idoso Feliz Aliane Augustinho de Castro, grande parte dos idosos que integra o programa e que nunca realizaram uma atividade física, sente uma melhora considerável, tanto física quanto mental, quando inicia a prática de esportes. “Para aqueles que se torna uma rotina, já dá para se perceber a diferença em três meses”, disse ao informar que a primeira percepção do idoso é quanto à diminuição das dores.
“Tinha uma dificuldade muito grande sempre que sentava e levantava, devido as dores nas articulações, que sumiram quando comecei a nadar”, conta Maria dos Passos. De acordo com o médico Joel Motta, melhorando a musculatura, os idosos sobrecarregam menos as articulações da coluna. Isso faz com que sintam menos dor.
O médico observa também que com os treinos ao ar livre, o sol ajuda o corpo a captar o cálcio, consumido em alimentos como os derivados de leite. O cálcio previne a osteoporose, uma diminuição da resistência dos ossos, que preocupa tanto mulheres quanto homens nessa faixa etária. “Além do fortalecimento muscular, há o fortalecimento dos ossos, com um maior depósito de cálcio, que pode evitar as consequências da osteoporose, não só nos ossos longos, mas também na coluna vertebral”, explicou.
Mas os exercícios têm que ser feitos corretamente e com acompanhamento médico. Desde o ano 2000, um grupo de geriatras vem acompanhando 120 atletas com mais de 60 anos que participam da Corrida de São Silvestre. “Todos esses atletas têm mais de 60 anos e fazem alongamento que pessoas mais jovens não conseguem”, informou o médico.
A professora Aliane afir vidade física regular pode contribuir muito para diminuir as incapacidades associadas no processo do envelhecer. “No entanto, o tipo de exercício a ser praticado depende do organismo e da vontade de cada um, então a recomendação das práticas a serem realizadas deve ser individualizada e os exercícios experimentados, até encontrar o que melhor adapta ao perfil, vivências, vontades do idoso”, explicou.
Equilíbrio
A atividade física também ajuda a melhorar o equilíbrio, importantíssimo nessa faixa etária. Segundo estudos da Associação Médica Brasileira (AMB), a partir dos 65 anos de idade, 30% das pessoas sofrem pelo menos uma queda ao ano. E entre todos os tipos de fratura em idosos, a maior incidência é na coluna.
Avanços da medicina podem tratar mas não evitar o desgaste natural da coluna. A desaceleração desse processo é a maior conquista dos atletas da terceira idade. “A coluna de todo mundo vai envelhecer, em velocidade maior ou menor, dependendo dos cuidados e da herança genética”, disse Joel Motta.
A atividade física para o idoso, segundo Aliane,  busca ampliar o tempo de vida saudável,  retardando o tempo de sua dependência para terceiros na realização de suas necessidades básicas diárias.
Olimpíada da Terceira Idade acontece este mês
A 13ª Olimpíada da Terceira  Idade realizada pela Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdej) contará com cerca de 3 mil participantes, no período de 9 a 16 de setembro em Manaus.
O evento reúne grupos da terceira idade do Amazonas e é considerado o maior e mais antigo do segmento no País. Na última edição, contou com a participação de 2,5 mil idosos. O CEL Coroado foi o grande campeão da Olimpíada.
A competição deste ano contará com 13 modalidades adaptadas às limitações dos idosos. Dentre elas, voleibol, futpênalti, lance livre na cesta, boliche, lançamento ao alvo, taco no disco, jogo de argolas, dominó, xadrez, tênis de mesa, bocha, natação e atletismo. Para fechar com chave de ouro, haverá o tradicional concurso de dança.
Os idosos estarão divididos em quatro categorias (I – 50 a 59 anos; II- 60 a 64 anos; III – 65 a 69 anos; IV- 70 anos) e devem se revezar em jogos nos Centros de Esporte e Lazer da Prefeitura, Vila Olímpica de Manaus e Parque do Idoso.
Representantes dos municípios de Manaquiri e Novo Airão já confirmaram presença na disputa. Com a maior delegação – de 60 geronto-atletas –, o grupo do Novo Airão promete brigar pelo lugar mais alto do pódio, já que na edição passada foi bronze no resultado final.


Read more: http://coisadevelho.com.br/?p=3977#ixzz2HEXYbHvY

Nenhum comentário:

Postar um comentário