sábado, 20 de outubro de 2012

Medicamentos não são eficazes para 'pré-diabéticos'



Um estudo publicado no New England Journal of Medicine sugere que os medicamentos não são eficazes para conter o avanço do diabetes em pessoas que apresentam os primeiros sinais da doença. Para os pesquisadores britânicos, a melhor maneira de evitar o agravamento da doença são exercícios físicos e uma dieta saudável.
Durante o estudo, os cientistas avaliaram cerca de 9.000 pacientes que se encontravam no estágio inicial do diabetes tipo 2. Desse total, um grupo recebeu o tratamento padrão, com medicamentos para baixar o nível de açúcar no sangue e a pressão arterial. Já o outro grupo recebeu pílulas de placebo, que não atuavam no combate à doença.
Ao final dos experimentos, os responsáveis pelo estudo descobriram que os riscos futuros de uma doença cardíaca permaneciam praticamente iguais nos dois grupos. Nenhuma das drogas indicadas para os chamados "pré-diabéticos" ajudou a diminuir os riscos de uma doença cardiovascular futura ou de derrames, duas complicações comuns entre os pacientes de diabetes.
John McMurray, co-autor do estudo e professor da Universidade de Glasgow, salienta que os tratamentos usados na pesquisa são eficazes quando o paciente já desenvolveu a doença, mas garante que são necessárias drogas que ajudem na prevenção da diabetes. Para ele, o tratamento mais eficaz para alguém que tem grandes riscos de desenvolver diabetes é o exercício físico e uma dieta balanceada. "Estudos mostram que perder 5% do seu peso faz um diferença substancial", afirmou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário