sábado, 20 de outubro de 2012

Homens têm maior risco de desenvolver diabetes



Cientistas descobriram por que os homens têm mais chances que as mulheres de desenvolver diabetes tipo 2 – eles são biologicamente mais suscetíveis

Tratamento diabetes: pacientes com índice corporal abaixo do considerado obeso são candidatos à cirúrgia
Cientistas descobriram porque os homens têm mais chances que as mulheres de desenvolver diabetes tipo 2 (Creatas Images/Thinkstock)
Homens precisam ganhar menos peso do que as mulheres para desenvolver diabetes tipo 2, sugere um estudo escocês. Pesquisadores da Universidade de Glasgow descobriram que os homens desenvolvem a doença com um índice de massa corporal (IMC) menor que o das mulheres.
De acordo com os pesquisadores, a distribuição da gordura corporal é um fator decisivo – os homens tendem a acumular no fígado e ao redor da cintura. Já as mulheres têm quantidades maiores de gordura armazenadas em locais ‘seguros’ nesse sentido, como as coxas e os quadris. O que significa que as mulheres têm necessidade de acumular mais gordura que os homens para desenvolver as quantidades consideradas prejudiciais e relacionadas com o surgimento da diabetes. O estudo foi publicado no periódico científico Diabetologia.
Os pesquisadores analisaram os dados de 51.920 homens e 43.137 mulheres com diabetes na Escócia. Os resultados mostraram que o índice de massa corporal dos homens diagnosticados pela primeira vez com o problema era de 31.83, mas nas mulheres era de 33.69.
"Pesquisas anteriores indicaram que homens de meia idade estão em maior risco de desenvolver diabetes do que mulheres. E a explicação que encontramos é que, mesmo pesando menos que as mulheres, os homens têm mais chances de desenvolver a condição", disse Naveed Sattar, autor do estudo, da Universidade de Glasgow.
A diabetes tipo 2 é causada por excesso de açúcar no sangue que ocorre quando a capacidade do corpo de regular os níveis de glicose no corpo é alterada. A condição é ligada a excesso de gordura em alguns destes órgãos como o fígado e os músculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário