Algumas atividades do seu dia a dia são tão comuns que você liga o piloto automático e nem pensa sobre elas. Aliás, você pode até ter a sensação de que precisa se esforçar para conseguir fazer algo errado nesses casos. Falsa impressão. É muito fácil errar em tarefas para lá de simples, como usar fio dental,secar as mãos, aplicar protetor solar, colocar camisinha… Confira nesta reportagem faltas comuns que você pode cometer e que tipo de complicações à saúde pode evitar se mandar ver nos pequenos ajustes que sugerimos. “Realizar simples mudanças nas coisas que você já faz tem um grande impacto na sua saúde de um modo geral”, afirma Ted Epperly, clínico geral americano e consultor da MH dos Estados Unidos.
Usar camisinha
Erro – Deixar ar na ponta do preservativo
Segundo estudo do Instituto Kinsey (EUA), os homens tendem a cometer pelo menos um de dois erros na hora de vestir o preservativo: ou esquecem de deixar o espaço onde o sêmen vai se depositar, ou, quando deixam o espaço, não tiram o ar de dentro dele.
Complicação – Esses enganos podem aumentar muito a chance de ruptura da camisinha. Ou seja, você corre o risco de a parceira engravidar ou de você pegar uma doença sexualmente transmissível.
Corrija – Então, qual é a técnica certa para ela envelopar seu amigão? “Para deixar espaço e remover o ar, use o dedão e o indicador. Aperte a ponta do preservativo enquanto você desenrola-o até a base do seu pênis”, explica Robin Milhausen, sexóloga canadense e autora do estudo.
Aplicar protetor solar
Erro – Lavar as mãos depois
Essa é uma das únicas horas em que os médicos não esperam que você lave as mãos.
Complicação – “Se usar água e sabão depois do filtro solar, você deixa a superfície exposta aos danosos raios UV”, alerta Vanessa Metz, dermatologista do Rio de Janeiro. Os especialistas afirmam que frequentemente vêem mãos com manchas suspeitas (pode ser sinal de melanoma) ou com envelhecimento precoce por conta desse deslize comum.
Corrija - “Nas mãos passe a mesma quantidade de filtro solar que você usaria de hidratante, não lave depois e não se esqueça das unhas”, diz Amy Derick, dermatologista da Universidade Northwestern (EUA). Sim, unhas são células mortas, mas o tecido por baixo é vivo, suscetível ao câncer de pele e precisa ser protegido, segundo estudos da Fundação do Câncer de Pele (EUA).
Limpar a casa
Erro – Pressupor que todos os produtos de limpeza desinfetam Aquele líquido que você borrifa nas janelas pode ser uma ótima para deixar o vidro com uma aparência de limpo, mas pode ser completamente inútil como desinfetante.
“Há diferença entre produtos de limpeza e produtos que desinfetam, que devem eliminar microorganismos”, explica Roberto Martins Figueiredo, biomédico de São Paulo.
Complicação - “Se você usar um produto de limpeza não desinfetante, corre o risco de não matar as bactérias e, com o pano, contaminar outras superfícies”, diz Figueiredo. Aí, você pode sofrer com infecções.
Corrija - Examine o rótulo e procure estas indicações: desifentante, microbicida ou bactericida. Ao limpar, dê um tempo entre borrifar e espalhar o produto. Demora de 30 a 90 segundos para um desinfetante agir.
Tomar banho
Erro - Ir para o chuveiro e se ensaboar várias vezes ao dia
Sabonete e esfregação em excesso podem remover os óleos naturais da camada externa da pele
Complicação - “Essa camada é essencial para reter a umidade e a hidratação”, diz Vanessa.
Corrija - Tome só um banho com sabonete por dia – e mantenha a água morna e o tempo em, no máximo, 10 minutos. Se estiver com calor ou suado e quiser um banho extra, prefira apenas uma ducha e use sabonete apenas nas partes íntimas e axilas. Como enxugar vigorosamente com a toalha também pode ressecar a pele, utilize uma feita de tecido macio e não a esfregue no corpo. Apenas encoste-a na pele.
Limpar lentes de contato
Erro - Completar a solução
Se você nunca trocar o óleo do carro e apenas completar, sabe o que acontece, certo? O motor fica sujo. É o mesmo que rola com o soro das lentes de contato.
Complicação – Em estudo da Universidade do Texas (EUA), 90% dos participantes disseram acreditar que usar solução fresca significava apenas acrescentar gotas a mais à que já está no estojo da lente. Mas a solução que está no estojo perde o poder desinfetante, e isso segundo a Agência de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA) pode aumentar o risco de infecções e danos à visão.
Corrija - Limpe, enxague e seque o estojo cada vez que retirar as lentes dele. Daí volte a encher com solução fresca. “Parece exagero, mas é mesmo o melhor”, diz Paulo Camiz, médico e docente da Universidade de São Paulo (USP).
Tentar fazer um bebê
Erro - Usar o lubrificante vaginal de sempre
Vocês planejam a gravidez. Para dar certo, fazem as contas e marcam no calendário de fertilidade dela as noites em que vai rolar sexo. Mas, para sua parceira, transar com hora marcada pode ser broxante. “Três em cada quatro mulheres reclamam da diminuição da lubrificação vaginal quando tentam engravidar”, diz Ashok Agarwal, diretor de pesquisa do centro de medicina reprodutiva da Clínica Cleveland (EUA). Aí, você pensa no óbvio: lubrificante. Mas isso pode atrapalhar os planos do casal.
Complicação – “Alguns lubrificantes vaginais podem causar alterações no pH da vagina e agir como espermicidas”, adverte o especialista.
Corrija - O melhor é, na hora da compra, procurar indicações no rótulo de que o produto é indicado para o uso de quem está tentando engravidar.
Sentar na privada
Erro - Manter os joelhos na mesma altura do quadril
Mesmo que você coma legal e seja fã de alimentos ricos em fibras, pode ser que tenha que fazer força no banheiro. Aí é possível que o problema seja a privada.
Complicação – A maioria dos vasos sanitários são produzidos para ter uma altura confortável – significa que, quando você senta, os joelhos ficam na mesma altura que o quadril. “Essa posição cria uma dobra no seu canal retal e atrapalha o trânsito das fezes.
Corrija - Na posição para fazer coco natural entre nossos ancestrais, de cócoras (traseiro abaixo dos joelhos), o canal retal fica reto, minimizando o esforço”, diz Dov Sikirov, médico de Israel. Para endireitar o canal, use um apoio com cerca de 10 centímetros de altura debaixo dos pés. Sikirov afirma que quem experimenta a tática faz menos força que quando se senta normalmente no vaso.
Aliviar a dor nas costas
Erro - Vegetar no sofá
Ficar esparramado em frente à TV durante o fim de semana todo não vai curar a dor.
Complicação - “Ficar deitado por muito tempo é uma das piores coisas que você pode fazer para a dor lombar”, diz Carmen Pichard-Encina, professora assistente de ortopedia da faculdade de medicina Johns Hopkins (EUA). “Isso aumenta a rigidez dos músculos das suas costas. Com o passar do tempo, a inatividade também pode fazer com que esses músculos enfraqueçam, tornando-os ainda mais propensos a lesões e à dor”, explica.
Corrija - Mas isso não significa que você deva fazer exercícios como se tudo estivesse bem. “Opte por atividades de baixo impacto, como caminhar ou nadar, que ajudam a relaxar a rigidez muscular, sem piorar a lesão”, aconselha Camiz. E se mesmo essas atividades forem intoleráveis ou se a dor não diminuir em cinco a sete dias, procure um especialista.
Limpar uma ferida
Erro - Usar água oxigenada para desinfetar
O alvejante de lavar roupas é um poderoso desinfetante, mas você não usa aquele troço para limpar um corte, certo? No entanto, muitos de nós usamos outro alvejante, chamado peróxido de hidrogênio (ou água oxigenada), sem perceber que se, por um lado, ele mata germes, por outro, também danifica a nossa pele.
Complicação - “O peróxido de hidrogênio reduz o número de fibroblasto, tipo de célula que é fundamental para a limpeza e a reparação do tecido danificado”, diz David Bar-Or, diretor do Centro Médico Sueco do Colorado (EUA) e autor de estudo sobre a água oxigenada.
Corrija - Quando se machucar, limpe a ferida com água e sabão, aplique um creme à base de vaselin e cubra com uma atadura adesiva. A vaselina cria um ambiente úmido, que promove a cura de ferimentos menores, segundo pesquisadores alemães.
Usar fio dental
Erro - Passar o fio somente antes de escovar os dentes
Desde criança você aprendeu que usar fio dental ajuda a retirar partículas de alimentos presas entre os dentes, certo? Mas os benefícios desse hábito não tem a ver apenas com sumir com o pedaço de alface do seu sorriso. Ele também ajuda a limar resíduos que você não pode ver.
Complicação - “Passar fio dental pode ser uma boa maneira de remover os detritos microscópicos depois que você retirou partículas maiores com a escova”, diz Jennifer Jablow doutora em cirurgia dental americana. Se usá-lo apenas antes da escovação, isso não vai acontecer.
Corrija - Depois de escovar, cuspa o excesso de pasta, mas não enxague a boca. Aí, use de novo o fio dental. “Isso ajuda a transferir o flúor da pasta para as frestas entre os dentes e aumenta a ação dele contra bactérias”, diz Kenneth Young, dentista americano e consultor da MH dos Estados Unidos.
Secar as mãos
Erro - Deixar de usar toalha de papel
Esfregar as mãos debaixo de um secador com jato de ar pode aumentar a presença de bactérias na sua pele em até 45%, segundo estudo publicado no Journal of Applied Microbiology (EUA).
Complicação - “A maioria dos secadores suga o ar do banheiro cheio de micro-organismos e depois o expele concentrado nas suas mãos”, diz Keith Redway, microbiólogo da Universidade de Westminster (Inglaterra). Outro problema: esfregar uma mão na outra pode fazer com que bactérias entrem em seus poros. Você lava as mãos e depois encosta nos alimentos ou olhos. Aí, pode contaminar-se
Corrija - A melhor aposta ainda é o papel, que reduz o nível de micróbios nas mãos em 60%.