terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Café é mais estimulante e saudável do que energéticos



  • Estudo nos Estados Unidos mostra que o único ingrediente que funciona em bebidas energéticas é a cafeína, mas vem em altas doses e se torna perigosa.



“O melhor estimulante é mesmo o café, já que é direto e não possui níveis tão fortes como os apresentados pelas bebidas energéticas”, diz Benjamin
Foto: Divulgação/14-01-2008
“O melhor estimulante é mesmo o café, já que é direto e não possui níveis tão fortes como os apresentados pelas bebidas energéticas”, diz Benjamin Divulgação/14-01-2008
RIO - Bebidas energéticas costumam ser recomendadas como a melhor maneira de estimular a mente e o corpo. Uma pesquisa da Universidade de Chicago, porém, mostra que a única substância que realmente importa nos produtos é a cafeína. Nestes casos, porém, é mais saudável apostar no café.
O estudo avaliou diversos ingredientes contidos em energéticos como taurina, guaraná e ginseng e concluiu que há “falta de evidências para fundamentar as alegações de que podem melhorar o desempenho físico e cognitivo”. Para chegarem à conclusão, cientistas analisaram os efeitos dos ingredientes energéticos sozinhos ou em combinação com grandes doses de cafeína.
A quantidade de cafeína encontrada em bebidas energéticas, segundo o estudo, pode ser até 14 vezes maior do que em relação a outros produtos. O estimulante costuma ser associado a convulsões, diabetes, problemas cardíacos e desordens comportamentais.
— O melhor estimulante é mesmo o café, já que é direto e não possui níveis tão fortes como os apresentados pelas bebidas energéticas — conclui Holl Benjamin, um dos autores do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário