quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Confira mitos e verdades sobre a prisão de ventre



Beber água ajuda a aliviar o problema, mas comer mais fibras não significa que o mal será curado. Veja verdades e lendas sobre assunto.



Especialistas ajudaram site a dizer o que é verdade e o que não sobre a prisão de ventre
Foto: Guilherme Leporace/18-11-2011

Especialistas ajudaram site a dizer o que é verdade e o que não sobre a prisão de ventreGUILHERME LEPORACE/18-11-2011
O site de medicina WebMD, com a ajuda de diversos especialistas, divulgou mitos e verdades sobre a prisão do ventre. O mal se caracteriza quando a pessoa evacua menos de três vezes por semana. Algumas acham o processo dolorido e frequentemente experimentam sensação de inchaço e intestino cheio. Veja algumas verdades e lendas sobre o problema.
É preciso ir ao banheiro uma vez por dia? Mito.
O que é "normal" varia de pessoa para pessoa. Algumas chegam a ir três vezes ao dia. Outras, três vezes por semana. Apesar do mais comum ser uma vez por semana, não há problema se um dia ou outro passarem. A prisão de ventre é caracterizada quando há menos de três vezes por semana. Neste caso, é melhor procurar o médico.
Beber água ajuda? Fato.
Beber muita água ajuda a evitar a desidratação, o que pode levar à prisão de ventre. Líquidos conseguem manter as fezes menos densas. Converse com um médico sobre qual o volume de água ideal. É imporante, também, limitar bebicas alcoólicas ou cafeinadas.
Prisão de ventre significa que a pessoa precisa comer mais fibras? Mito.
Aumentar o consumo de fibras na dieta pode até ajudar no problema, mas a prisão de ventre crônica é mais complexa. Pode indicar um mal funcionamento da glândula tireóide ou diabetes.Pode também ser resultado de Mal de Parkinson ou até câncer. Se os sintomas durarem mais de duas semanas, o melhor é procurar logo um médico.
Não tem problema segurar a vontade? Mito.
O trabalho pode estar intenso e o tempo pequeno para ir ao banheiro. Ou então dá para esperar até chegar em casa, mas ignorar a urgência pode agravar a prisão de ventre ao diminuir os sintomas do problema com o passar do tempo. Quando a natureza chamar, responda.
Exercícios físicos ajudam a evitar o problema? Fato.
Falta de atividade física pode contribuir para a prisão de ventre. Os exercícios ajudam a regularizar o movimento do intestino e a reduzir o estresse. O ideal é esperar pelo menos uma hora após uma grande refeição para realizar alguma atividade. Uma caminhada de 10 a 15 minutos por dia já faz diferença.
O humor pode afetar a regularidade do funcionamento do intestino?Fato.
Depressão gera prisão de ventre ou piora o problema. Reduzir o estresse ajuda a evitar ou curar o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário