quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Nestlé vai reduzir sal e açúcar dos cereais matinais


Objetivo é aumentar quantidade de cálcio e cereais integrais até 2015 nas 20 marcas preferidas pelas crianças


Empresa acredita que um número grande de mães não quer que as crianças comam tanto açúcar, o que é uma barreira para a venda dos cereais
Foto: Divulgação
Empresa acredita que um número grande de mães não quer que as crianças comam tanto açúcar, o que é uma barreira para a venda dos cereaisDIVULGAÇÃO
ORBE - A Nestlé SA e General Mills Inc vão cortar açúcar e sal nos cereais matinais das crianças do mercado fora dos Estados Unidos, na mais recente tentativa de responder às preocupações com a saúde. As duas empresas têm uma joint venture chamada Cereal Partners Worldwide (CPW) desde 1990 para vender marca Nestlé-cereais em mais de 140 países fora dos Estados Unidos e Canadá, mercados que respondem por metade do total de vendas mundial de cereais, que chega a US$ 25 bilhões.
O objetivo é reformular as 20 marcas de cereais populares entre crianças e adolescentes até 2015, aumentando a quantidade de cereais integrais e cálcio e reduzindo em até 30% o açúcar e em 12% o sódio. No Brasil, os Cereais Matinais Nestlé já tem grãos integrais em sua composição e são os únicos do mercado com esta característica. A reformulação vai afetar cerca de 5,3 bilhões porções de cereais vendidas a cada ano.
— Um número grande de mães não quer que as crianças comam tanto açúcar e esta é uma barreira para a venda dos cereais — disse o executivo da CPW, Jeffrey Harmening à Reuters.
Desde 2003, a companhia removeu mais de 9 mil toneladas de açúcar e aproximadamente 900 toneladas de sal de suas receitas, enquanto adicionou mais de 3,4 bilhões de grãos integrais.
Embora as autoridades mundiais de saúde recomendem que as pessoas devam aumentar o consumo de grãos integrais como parte de uma dieta equilibrada, os estudos mostram que em alguns países 9 em cada 10 pessoas não ingerem a quantidade diária recomendada.
— Nós fomos os primeiros produtores mundiais de cereais matinais a adicionar grãos integrais aos nossos produtos e estamos aumentando as quantidades desde 2003 — continua Harmening.— Continuamos a melhorar nossos produtos de forma que possamos oferecer nutrientes essenciais, preservando o sabor apreciado por nossos consumidores. Estamos comprometidos a melhorar cerca de 5,3 bilhões de porções dos cereais matinais da Nestlé em mais de 140 países ao redor do mundo. Enriquecendo estes produtos com cálcio, estamos ajudando a promover um impacto positivo no crescimento e no desenvolvimento dos ossos das crianças.
Apesar da Nestlé/CPW estar reduzindo o teor de açúcar dos seus cereais matinais, o valor energético não sofrerá perda. O açúcar será substituído por outros ingredientes, basicamente carboidratos, que contêm uma quantidade similar de calorias.
A medida faz parte de um movimento das empresas de alimentos e bebidas que procuram antecipar uma regulamentação mais severa devido à epidemia global de obesidade, oferecendo produtos mais saudáveis ​​ou porções menores.
Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que 42 milhões de crianças abaixo de 5 anos de idade tinham excesso de peso em 2010. Na Europa, a obesidade já é responsável por até 8% das despesas de saúde e até 13% das mortes.
Nos últimos anos a Kellogg´s também reformulou algumas marcas e até o McDonald´s incluiu maçãs e cortou calorias de alguns itens do cardápio.

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