quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Obesos podem ser tão saudáveis quanto os magros, diz estudo



Se levarem um estilo de vida saudável, pessoas acima do peso podem ter a mesma expectativa de vida que as de peso normal.


Pesquisa conclui que obesos podem ser saudáveis, mas tem que comer bem e se exercitar (Foto: Getty Images)
Pessoas acima do peso, até mesmo os obesos, podem ser tão saudáveis quanto pessoas magras, desde que levem uma vida saudável. Pelo menos é o que mostra um estudo da Medical University of South Carolina, nos Estados Unidos, que acompanhou durante 14 anos o hábito de quase 12 mil pessoas. Os resultados foram publicados no periódico Journal of the American Board of Family Medicine.
Os médicos descobriram que pessoas obesas que realizavam atividades consideradas saudáveis – como comer cinco ou mais frutas e vegetais por dia, fazer exercícios regularmente, consumir álcool com moderação e não fumar – apresentaram a mesma expectativa de vida de pessoas magras que levam a mesma vida. Já os participantes da pesquisa que estavam acima do peso e não adotavam um estilo de vida saudável estavam expostos a um risco maior de morrer jovens.
A pesquisa analisou os hábitos de vida e o risco de mortalidade de 11.761 homens e mulheres americanas, de peso normal a obesos. O Índice de Massa Corporal (IMC), que é a razão entre o peso e o quadrado da altura, dessas pessoas também foi verificado durante os 14 anos de estudo e comparado com o estilo de vida de cada participante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário