domingo, 18 de novembro de 2012

Alimentos que saíram da lista negra


Chocolate e álcool têm efeitos no humor se consumidos moderadamente

Depois de gerações de cientistas condenando o consumo de chocolate e álcool por uma série de razões, os pesquisadores estão, pouco a pouco, descobrindo as funções benéficas destas criações dos deuses tanto para a saúde física como mental. Mas antes que o leitor abandone a explicação e corra para abrir uma caixa de bombons junto de uma garrafa de vinho, vai um adianto: moderação é a palavra-chave.
O cacau contém boa quantidade de flavonoides, que devido às suas propriedades antioxidantes combatem os efeitos nocivos dos radicais livres e estimulam o cérebro. Por isso, é bom optar pelos chocolates com alto teor de cacau, acima de 70%. Além disso, o chocolate também aumenta os níveis de serotonina, que tem papel sobre o humor e a felicidade. Como consumo moderado, especialistas apontam para um ou dois quadradinhos de uma barra. Não mais.
O vinho também estimula a produção de serotonina no cérebro. Além disso, há pesquisas que associam a bebida ao bom desempenho do coração por conter polifenóis, uma substância que colabora para a prevenção de doenças cardiovasculares. Novos estudos mostram ainda que o vinho combate as células cancerígenas, mas segundo o relatório deste ano do “European Guidelines”, não se deve passar de uma taça por dia para homens, e meia, para mulheres.
Alguns destes benefícios são atribuídos à cerveja. A Universidade de Innsbruck, na Áustria, por exemplo, sugere que a bebida induz à produção de serotonina. Já o “European Journal of Epidemiology” defende a saúde do coração. Para as mulheres, os resultados seriam ainda melhores: dois copos por dia geram ações antioxidantes, anti-inflamatórias, reposição de estrogênio durante a menopausa e até a redução dos riscos de hipertensão na terceira idade, segundo dados do Hospital Puerta de Hierro, da Espanha.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário