domingo, 2 de setembro de 2012

Saiba quais são os principais fatores de risco para o mal de Alzheimer.




IDADE: É possível manifestar a demência antes da velhice, mas as chances de desenvolver o Alzheimer aumentam muito com a idade. A maior incidência de doenças do coração e derrames, mudanças nas estruturas e no DNA das células nervosas, e o enfraquecimento dos sistemas de reparo do corpo são alguns dos motivos.
GÊNERO: Mulheres têm mais riscos de desenvolver a doença. O motivo pode ser a falta de estrogênio na pós-menopausa, mas estudos apontam riscos ainda maiores com a reposição hormonal.
GENÉTICA: Os genes podem ser um determinante, mas seu papel no desenvolvimento da doença ainda não foi totalmente entendido.
HISTÓRICO MÉDICO: Esclerose múltipla, doença de Huntington, HIV e síndrome de Down podem estar associadas ao Alzheimer. Pressão alta, colesterol, diabetes e obesidade também são fatores de risco.
DIETA: A alimentação pode afetar o desenvolvimento de muitas doenças, inclusive a demência. Alguns estudos, ainda sem confirmação, apontam o café e alguns temperos como protetores do cérebro.
FUMO: É nocivo para o coração, os pulmões e o sistema vascular, incluindo os vasos do cérebro.
ÁLCOOL: Em excesso, por um longo período, aumenta as chances de desenvolver demência. Mas alguns estudos sugerem que o consumo moderado de vinho tinto ajuda a proteger contra a doença.
EXERCÍCIOS: Atividades regulares ajudam a manter o coração e o sistema vascular saudáveis. Mesmo a movimentação mais leve ajuda a prevenir a doença.
FONTE: Alzheimer’s Society

Nenhum comentário:

Postar um comentário